
Fonte Itbnet
Reportagem de Lúcio Freire
O ex-vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos, iniciou a semana muito irritado porque no sábado 20/05/2006, o seu programa transmitido pela TV Itaituba canal 2, não foi transmito na integra. E segundo Peninha, o motivo aparente, seu programa foi interrompido quase todo o tempo porque ele tinha sérias denuncias contra a administração municipal e ficou sabendo que a ordem da administração municipal seria de que a Prefeitura somente assinaria contrato com a TV Itaituba, se o programa do Peninha ficasse fora da programação da TV.
De acordo Peninha, na sexta feira ele gravou o programa, gravou sete fitas, “porque simultaneamente quando o programa passa em Itaituba, passa também em sete comunidades do município, como: Barreiras, Pimental, Califórnia, São Luiz do Tapajós...” Depois de deixar tudo em ordem, viajou. No sábado por volta de 10:30h, ligou para o cinegrafista que trabalha com ele na TV e o mesmo comentou que a “TV Itaituba estava fora do ar”. Uma série de problemas ocorreu durante a transmissão do seu programa.
O problema de transmissão perdurou durante toda a manhã. A partir de 13:00h, a transmissão da Televisão normalizou-se. Mas Peninha disse que “conhecendo a ligação do diretor da TV, senhor Hilton Aguiar, com o grupo de Roselito Soares” desconfiou que houve boicote por parte da direção da Televisão, “o que nós lamentamos”. “Isto criou um grande constrangimento” para o Peninha, porque “a partir do momento que ele (Peninha) tem um programa na Televisão todos os sábados das 9:30 às 11:00h e o apresentador “estava munido de documentos e denuncias contra a administração municipal”, como por exemplo, denuncia de que a escola do Km 28 da Rodovia Transamazônica (sentido Buburé), aonde o prefeito na prestação de contas em 2005, apresentou um relatório dizendo que gastou quase 14 mil reais na reforma, os moradores da comunidade, numa entrevista ao Peninha disseram que há três anos a referida escola “não passa por uma reforma”. “Mas o prefeito afirma que fez reforma”.
Na reportagem a população diz que o prefeito Roselito Soares nunca fez nada pela escola. A secretaria funciona praticamente na frente da escola e nunca foi sequer pintada. A segunda denuncia tratava-se do contrato da Prefeitura com a empresa Clean Service, no valor de 415 mil reais mensais e mais um aditivo com a duração de noventa dias, no qual a Prefeitura pagaria noventa funcionários (garis) e a empresa vinte. Inclusive nós temos uma cópia do contrato que seria mostrado no programa.
“Tinha denuncia do fechamento do Posto de Saúde do Jardim das Araras, onde as pessoas reclamam que não tem remédio e desde janeiro o médico não atende no posto, a população denuncia o mau atendimento... Enfim várias críticas e denuncias contra a administração do Prefeito Roselito Soares da Silva “do qual nós vivenciamos a administração e sabemos como foi, trágica essa administração” continua Peninha “nós fizemos várias criticas e denuncias com comprovante de convênios que foram assinados no valor de R$. 71 mil reais do Estado para comprar um aparelho de ultra-sonografia e um aparelho de RAIO X desde o ano passado e já venceu o contrato, o dinheiro foi gasto, mas não foram comprados esses equipamentos.
O dinheiro que seria de uma emenda constitucional para a compra de uma ambulância para a Comunidade Campo Verde, km 30 da Rodovia Transamazônica. O dinheiro saiu da conta, mas a ambulância não apareceu. A questão da Farmácia Popular, R$. 50 mil reais, foram depositados na conta da prefeitura para a implantação desta farmácia, que é do governo federal, também o dinheiro desapareceu. Gastaram o dinheiro em outras coisas e não fizeram a farmácia popular. E assim sucessivamente”.
O programa estava recheado denuncias comprovadas contra a administração municipal. “Infelizmente, ao chegarmos em Itaituba nós tomamos conhecimento que na noite anterior ao programa, o diretor da Televisão (Hilton Aguiar) esteve reunido com o Fredie, que hoje é o primeiro ministro do Prefeito, é que faz todas as articulações.”
Peninha lamenta tudo o que aconteceu. Ele disse não querer acreditar que o diretor da TV Itaituba, canal 2, Hilton Aguiar, tenha caído para este lado, de ter negociado com o Fredie para que o programa não fosse ao ar.
Sadeck afirma que tomou conhecimento de que houve uma renovação do contrato com a RECORD Itaituba com a Prefeitura, colocando uma condição de que Peninha não poderia mais fazer o programa na Televisão. “Eu lamento que isso tenha acontecido”. Por quê? Exatamente porque Luiz Fernando Sadeck só tem até o final do mês para fazer o programa e depois que sair o programa, a “Televisão não vai ter mais a audiência que tem hoje, também a prefeitura não vai ter interesse nenhum em contrato com eles”.
“Se o Hilton está pensando em fazer negociação para prejudicar a nós e a população, está prejudicando a ele, porque a prefeitura só está tendo interesse hoje nesse contrato e está procurando ele, exatamente porque hoje a TV Itaituba ainda tem programas de audiência, aonde a população está assistindo para saber dos problemas que acontecem no município”. “Na realidade” disse Luiz Fernando Sadeck dos Santos, “o programa não foi ao ar por conta de sabotagem que houve, tanto é que a televisão voltou ao ar normalmente depois do horário do programa e até nesta quarta feira, a televisão está funcionando normalmente”.
Perguntado sobre os boatos de que ele teria feito acordo com grupo do prefeito Roselito Soares e por isso o programa foi interrompido, ele disse que lamenta que há muitos boatos na cidade contra a sua pessoa, mas deixou claro que não fez acordo e nem tem pretensões de voltar atrás. Inclusive comunicou isso ao governador Simão Jatene, ao pré-candidato Almir Gabriel e ao Deputado Nicias Ribeiro, dando ciência do rompimento com o prefeito e teve “apoio deles para isso”.
Peninha finalizou dizendo que, quem lhe conhece sabe que ele não é homem de voltar atrás. Ele tomou a decisão depois de reunir com o seu grupo e adiantou que se não puder falar na Televisão por causa do compromisso da televisão com o prefeito, ele vai para os bairros denunciar e vai fazer ato público em defesa da comunidade itaitubense. “É besteira o que eles estão fazendo, tentando me calar”
--------------------------------------
Frase: Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso. (Brecht)
-------------------------------------
Qualquer semelhança da frase escolhida para este final de semana não é mera coincidência com o comportamento de políticos de Itaituba, incluindo a dupla Peninha e Hilton Aguiar da foto acima. Aliás, na atual administração, passando pela base de apoio do prefeito Roselito Soares, muita gente se enquadra nesse contexto.
------------------------------------
Um ótimo final de semana a todos.
Peninha quer denunciar: fale entao do nao pagamento de pensao alimenticia que ele nao paga.
ResponderExcluir