quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Polêmica sobre o DNPM

Como sou eiro e vezeiro em publicar materias do blog do meu amigo Jeso Carneiro, não poderia deixar de publicar os dois comentários a seguir. O primeiro, do geólogo Jubal Cabral, que além de toda sua competência profissional, escreve muito bem. O outro, de minha colega de profissão e amiga Francimar Farias.

DNPM em Itaituba

A nota Palpite infeliz provocou dois comentários:

Do geólogo e consultor Ambiental Jubal Cabral Filho:

O Jota Parente tem razão por inteiro na afirmação de que o prefeito extrapolou no seu discurso.

O Roselito mostrou basófia ao declarar que efetuaria a substituição dos serviços do DNPM, órgão federal criado através do Decreto Nº 23.979, de 08/03/1934, DOU de 08/03/1934 (revogado), que foi transformado em autarquia pela Lei Nº 8.876, de 02/05/1994, DOU de 03/05/1994, o qual tem a função de promover o planejamento e o fomento da exploração e do aproveitamento dos recursos minerais, e superintender as pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral, bem como assegurar, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional, os trabalhos de mineração (art. 3º da referida Lei.Nota-se, então, que nenhum municipio poderá executar esta função.

Poderia ter perguntado ao seu secretário de Mineração sobre o caso. Acho que o Dirceu (agora PV) sabe da impossibilidade da substituição. Se não sabe, então ... Menos, Sr. prefeito. Muito menos.

E do leitor que se assina O Itaitubense:

Não dianta chorar o leite derramado. O DNPM fechou isso é fato.

Agora se a Pefeitura vai fazer o trabalho que o DNPM fazia, isso aqui em Itaituba, ninguém acredita. Fazer promessas é a única coisa que o Prefeito Roselito sabe fazer e isso aqui ninguém aguenta mais...
-------------------------
Com prazer recebo mensagem do amigo Jubal Cabral, que conhece bem Itaituba, pois foi secretário no governo de Edilson Botelho. A seguir, o blog publica o comentário de Jubal ainda sobre a questão do DNPM, esperando continuar merecendo a atenção do mesmo.

Jota, prazer em descobrir seu blog (através do Jeso, claro). Em primeiro lugar, em relação a Secretaria de Mineração e meio Ambiente acho que está na hora de separar a raposa das galinhas ( amineração do meio ambiente nesta secretaria). As duas vão bater de frente. Nenhum minerador gosta de trabalhar o meio ambiente, principalmente os garimpeiros de nossa banda. Depois sugiro que o Dirceu, inteligente como poucos, deveria se concentrar em ações mais pontuais na cidade. Por exemplo: água - parta para a solução, pois ela é um bem mineral;
lixo - os efeitos decorrente dele são perniciosos ao meio ambiente; materiais de construção "in natura" (areias, argilas, seixos, brita, etc.) - promova um trabalho direcionado a utilização sustentável.
Enfim, como ele já passou anteriormente por esta secretaria saberá compor as ações.

-------------------
Palpite infeliz

Produtora do Jornal da Manhã (Rádio Rural AM), Francimar Farias rebate o comentário feito por Jota Parente sobre a nota DNPM fecha em Itaituba:

Jeso, com todo respeito ao meu grande amigo Jota Parente. Mas, se o que o prefeito de Itaituba disse sobre as tentativas de substituir os serviços da DNPM é mentira, só podemos lamentar.

Agora, dizer que a notícia desinforma é um comentário infeliz. O papel da notícia é tão somente informar e, creio que ela cumpriu o seu papel.

Agora, o prefeito procurar a imprensa pra declarar isso é coisa séria. Isso, faz com que a população tenha mais um respaldo para cobrar o cumprimento da promessa.

Meu comentário: Não tive intenção de ofender minha amiga Francimar Farias, nem de polemizar. Afinal, tenho o maior respeito pelo Jornal da Manhã, que vai ao ar, de segunda a sábado, às 06h00 e do qual sou ouvinte assíduo. Apenas quis repor a verdade que foi intencionalmente omitida por sua fonte. A Francimar é um representante da melhor qualidade da escola jornalística que tem na Rádio Rural um dos seus expoentes na região.
----------------------------

Até que enfim
Depois de mais de um mês de anunciada, finalmente aconteceu na manhã desta quarta-feira, a posse do novo secretário de Mineração e Meio Ambiente de Itaituba. Trata-se do empresário Dirceu Frederico, presidente do PV. Ele aifrmou que tem um plano para o desenvolvimento do setor mineral do município, ressaltando a importância dos garimpeiros, que segundo falou, ainda respondem por grande parte da economia de Itaituba. Quanto às mineradoras que já estão trabalhando e as que estão chegando, também tem planos para que o município se beneficie desse movimento.

ZEEU será concluído em março
O Zoneamento Econômico Ecológico Urbano do município de Itaituba em em sua fase final de coleta de informações. Segundo disse o coordenador, o geólogo Elias Leão, até o final do mês março todo o trabalho estará concluído. O ZEEU tem por objetivo servir de base para a montagem do Plano Diretor de Itaituba, que está atrasado.
------------------------
Frase: "Se os homens fossem bondosos, verdadeiros, afáveis, íntegros e sagazes...Então teríamos o paraíso na humanidade..." Confúcio
------------------------


Dirceu Frederico, novo secretário de Mineração e Meio Ambiente de Itaituba

2 comentários:

  1. Jota, prazer em descobrir seu blog (através do Jeso, claro). Em primeiro lugar, em relação a Secretaria de Mineração e meio Ambiente acho que está na hora de separar a raposa das galinhas ( amineração do meio ambiente nesta secretaria). As duas vão bater de frente. Nenhum minerador gosta de trabalhar o meio ambiente, principalmente os garimpeiros de nossa banda. Depois sugiro que o Dirceu, inteligente como poucos, deveria se concentrar em ações mais pontuais na cidade. Por exemplo: água - parta para a solução, pois ela é um bem mineral;
    lixo - os efeitos decorrente dele são perniciosos ao meio ambiente; materiais de construção "in natura" (areias, argilas, seixos, brita, etc.) - promova um trabalho direcionado a utilização sustentável.
    Enfim, como ele já passou anteriormente por esta secretaria saberá compor as ações.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jota, é verdade que passei por Itaituba no governo do Botelho, mas nunca no cargo de secretário. Fui um simples diretor de departamento.
    Mas continuei por aí e morando nos anos de 2002 e 2003, com família e tudo.
    Em 2004 fui para Jacareacanga e passei o ano por lá. Só saí para continuar meus estudos em Belém, mas nós criamos raízes nestes locais, né amigo?
    Abs e bfs.

    ResponderExcluir