Frase do dia
"Os pequenos atos que se executam são melhores que todos aqueles grandes que se planejam". George C. Marshall
--------------------
A dengue continua fazendo muitas vítimas em Itaituba. E não se tratam apenas dos tipo 1 e 2. O tipo 3 vem assustando a população. Não se sabe ao certo quanto desses casos ocorrera, mas, não foi apenas um, como anunciado pelas autoridadesda área de saúde do município.
No começo desta semana, o programa Focalizando mostrou uma reportagem com uma empresária local, Linda Rezende, que contraiu dengue hemorrágica e teve que ser levada para Belém às pressas. Há informações de outros casos desse tipo já teriam acontecido.
Enquanto isso, somente ontem a Prefeitura deu início ao combate efetivo ao mosquito, com a operação fumacê. A ação da administração municipal demorou demais para ser efetivada.
CANDIDATURA NA RUA
O ex-vereador Peninha encheu a cidade de outdoors, parabenizando-o pela passagem de seu aniversário, que acontece hoje, 17 de janeiro. Bem a o seus estilo, algumas das placas têm mensagens provocativas do tipo: Peninha é como pão; quanto mais bate, mais cresce.
Além das plascas, dezenas de carros já estampam o nome de Peninha, lembrando o eleitor de sua condição de candidato. Ele continua muito, mas muito forte junto ao governo do município, no qual manda muito. Manda mais do que muitos secretários.
ESTADO DO TAPAJÓS
Por iniciativa do vereador Raimundo Santos Pimentel (Dico), está sendo montado um escritório onde funcionará um núcleo do Movimento pela Criação do Novo Estado, ou Estado do Tapajós como a maioria chama. O escritório fica na Av. Belém, entre as travessas 13 de Maio e Lauro Sodré.
O objetivo de Dico é fortalecer o movimento, que ao longo desses anos todo limitou-se a Santarém. Com o escritório, havérá muito mais chance de motivar os demais municípios desta região, que têm estado ausentes.
O Movimento estará em Brasília no dia 6 de fevereiro, para manter novos contatos com deputados federais e senadores, a respeito da votação do prebiscito. Nesse caravana deverá estar o presidente da Câmara de Itaituba, integrando-se efetivamente à luta pela emancipação política da região Oeste do Pará.
Meu comentário: Essa decisão do vereador Dico deve despertar as lideranças de Itaituba e da região para a importância dessa luta, que não é de ninguém em particular, mas de todos. O pessoal de Santarém, entendeu há pouco tempo, que é preciso alargar os horizontes da luta, saíndo dos limites santarenos. Até parece que o movimento era apenas pela emancipação de Santarém. Agora, não. O movimento começou a ganhar outros contornos. Isso é muito bom.
Sabe-se, de antemão, que mesmo que o plebiscito passe na câmara Federal, dificilmente o governo do Estado deixará barato a separação. Ele vai usar toda sua força, que não é pouco, para barrar. Mas, ninguém pode desanimar e morrer de véspera. é preciso levar a luta até o fim.
-------------------
A CPI do tucanato
Sérgio Lima/F.Imagem
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP) resolveu fazer nesta segunda-feira uma visita à geladeira. Retirou do congelador a CPI das Privatizações, que hibernava ali há dois anos e sete meses. Atendeu a um velho anseio do PT, que há muito vinha tramando investigar o comércio de estatais realizado sob FHC num ambiente que roçou “o limite da irresponsabilidade.”
Acossados por duas CPIs, a dos Correios e a dos Bingos, Lula e o petismo ensaiam, pelas mãos de Aldo, o grande troco. Um troco que chega no providencial instante em que os candidatos à presidência da República dão os seus primeiros passos na passarela eleitoral.
Os autores do pedido de CPI são dois obscuros parlamentares do PMR, o partido do vice-presidente José Alencar. Chamam-se José Divino e Vieira Reis. Ambos mostraram-se surpresos com a súbita disposição investigativa de Aldo Rebelo.
Aldo já assinou o ato de criação da nova CPI. Os líderes partidários têm 48 horas para indicar os membros da comissão. Podem se recusar a fazê-lo. Neste caso, cabe ao presidente da Casa indicar os integrantes da comissão, respeitada a proporcionalidade da bancada de cada partido. E Aldo avisa que não hesitará em cumprir o regimento. O tucanato já esperneia. Promete reagir.
CLÁUDIO HUMBERTO
Escândalo anunciado
Denunciado pelo ex-procurador-geral Cláudio Fontelles como chefe da “organização criminosa” que saqueou a extinta Sudam, o deputado Jader Barbalho (PMDB) agora faz política com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Pará.
Como na Sudam, vai dar em escândalo.
----------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário