Demissão em massa
O prefeito de Itaituba, Roselito Soares, anunciou ontem, que vai demitir 700 servidores temporários da Prefeitura, em virtude da queda brusca do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Dia 20 de setembro, o total repassado pela Secretaria do Tesouro Nacional foi de apenas R$ 43 mil.
Embora as consequências de uma diminuição localizada sejam danosas para as finanças de todos os municípios, não dá para entender a decisão de Roselito, pois no mês de outubro o repasse voltará aos níveis do mês de agosto.
Na reunião da Câmara Municipal de terça-feira próxima, esse assunto será abordado, principalmente pela oposição, que cobrará explicações do prefeito.
SECRAERIA DE TURISMO SERÁ EXTINTA
Outro anúncio feito por Roselito, que pegou todos de surpresa foi a provável extinção da Secretaria Municipal de Turismo e Indústria e Comérmio que deverá ocorrer nos próximos dias. Até o momento o prefeito não justificou a medida que deverá tomar.
Nesse momento o cargo de secretário de Turismo está vago, uma vez o titular Abel Huybapuan entregou o mesmo. Essa medida não está sendo bem recebida pelas lideranças empresariais, que vêem na mesma um passo atrás.
****************
Do Blog do Jeso
Paulo Rocha: mais cassável do que nunca
Há uma articulação forte nos bastidores da Câmara para salvar, pelo menos, 7 dos 16 deputados listados pelas CPIs para serem investigados.Ontem, a Corregedoria da Casa apresentou um relatório com a recomendação de abertura contra todos os congressistas, mas a votação para aprovação desse relatório foi apertada: 3 a 2. Foi um sinal. Logo depois do encontro, vazou para a mídia que lista de aliviados defendida dentro da reunião foi de 4 congressistas.
Na realidade, agora de manhã, está claro que pelo menos os seguintes 7 nomes foram mencionados como não-passíveis de cassação:1 - João Paulo Cunha (PT-SP)2 - José Mentor (PT-SP)3 - Pedro Henry (PP-MT)4 - Professor Luizinho (PT-SP)5 - Roberto Brant (PFL-MG)6 - Vadão Gomes (PP-SP)7 - Vanderval dos Santos (PL-SP)
*
por Jeso Carneiro
PSOL nasce sábado em Santarém
Sábado, às 18hs, no campus local da UFPA, será realizada a reunião para escolha da comissão provisória do PSOL em Santarém.A sigla é uma das caçulas do país. Ganhou o número 50. Foi criada oficialmente no dia 15 do mês passado e tem como maiores "astros" a senadora Heloísa Helena (PB), presidente nacional do partido, os deputados Babá (PA), Chico Alencar (RJ) e Luciana Genro (RS), todos saídos do PT no ano passado.
Universitários e servidores públicos federais é que comandam o processo de implantação do partido na cidade. A comissão provisória, com três a dez integrantes, terá seis meses para estruturar o PSOL, para ao final deste período elege o diretório municipal.O universitário do curso de Direito Maike Vieira, 26 anos, do MES (Movimento Esquerda Socialista), tendência com maior musculatura em Santarém, deve ser escolhido presidente da comissão.
*
PF apreende 2 toneladas de cocaína
A Polícia Federal prendeu hoje de manhã em Santarém um casal de traficantes de drogas.José Maria Figueró Gomes é de Manaus e Quezia Benício de Sousa, de Alenquer.A droga apreendida e pertencente ao casal está em Belém, para onde seguiu por via fluvial. É apreensão substantiva: mais de duas toneladas de cocaína.
Morre Élvio Fonseca
Morreu hoje de manhã o desportista santareno Élvio Fonseca, que iria completar no próximo mês de novembro (dia 10) 81 anos.Ele estava há cerca de um mês em Belém, tentando se recuperar de um AVC (acidente vascular cerebral).
O desportista será enterrado em Santarém. Provavelmente amanhã, já que seus familiares estão encontrando dificuldades de vaga nas companhias aéreas.Seu Élvio foi um dos fundadores do Fluminense local, tendo sido presidente do clube por 19 anos consecutivos, e 30 anos alternados.
Comentário: Estou publicando essa notíca do blog do Jeso, muito mais pelo susto que levei, do que pelo conhecimento que o saudoso amigo tinha em Itaituba.
Como repórter esportivo, convivi durante muitos anos com Élvio Fonseca, nos áureos tempos do seu querido Fluminense, no qual fazia parte de um grupo de desportistas tricolores que levaram o clube da Presidente Vargas a conqusitas gloriosas. Dentre eles, lembro de Renato Sussuarana, que continua forte e firme, mas, afastado do futebol e, José Azevedo, que partiu antes de Élvio.
Mais recentemente, depois que as noites de sexta-feira foram consagradas às serestas, estive com Élvio em várias oportunidades.
Foi-se um despostista dos tempos românticos do futebol. Deixa muitas saudades e uma cheia de bons exemplos.
Ao meu amigo, advogado Eduardo Fonseca e a toda a famílias, os meus sentimentos e a certeza de Élvio cumpriu e bem sua jornada terrestre.
Jota Parente
Nenhum comentário:
Postar um comentário