domingo, julho 31, 2016

45 anos de comemorados ontem





Ontem, sábado, 30 de julho, comemorei 45 anos de atividade ininterrupta no Rádio da região.
            Comecei na Rádio Rural em 1º de agosto de 1971, e a data cai na segunda-feira, amanhã; mas, como o programa o Assunto E Este, que apresento na Alternativa FM é sábado, antecipei a comemoração em dois dias.
            Dividiu esse importante momento de minha vida profissional no estúdio, o amigo Lamberto de Carvalho, o meu mais longevo confrade em atuação em Itaituba, em relação ao tempo em que trilhamos os caminhos dessa profissão, desde Santarém.
            Outro amigo que esteve comigo foi o coordenador da emissora, Antônio Santana, que por ser bem mais novo do que eu, deu-me a honra de ouvir meus comentários feitos na Rádio Rural de Santarém.
            O programa de ontem contou com algumas surpresas para mim, colocadas no ar por Antônio Santana, como a participação, direto de Santarém, do radialista Marcos Luiz e do maior repórter de rádio de toda esta região, que é Bena Santana.
            Marcos Luiz chegou à Rádio Tropical, quando a gente estava montando nossa primeira equipe, tendo tido eu a honra de direcioná-lo através de muitas horas de estúdio, pois ele tinha todo jeito, mas, falta aprimorar.
            Bena Santana foi meu companheiro de equipe de esportes, tanto na Rádio Rural, quanto na Rádio Tropical, sendo um excelente repórter setorista, assim como um ótimo repórter de campo, ou o ponta de gol, como a gente chamada de primeiro. Começou pouco depois de mim, coisa de dois ou três anos.
            Embora o rádio não seja mais a minha principal atividade profissional,  hoje em dia, pois profissionalmente dedico-me ao blog e ao Jornal do Comércio, jamais abandonei essa paixão, que faz parte de minha vida.
            Espero continuar me comunicando por muitos outros anos por meio desse veículo maravilhoso, que é o Rádio.
            Obrigado a todos, pelos cumprimentos recebidos.

Presos suspeitos que fraudariam provas da Polícia Militar

Foto: César Perrari/O Liberal
(ORMNews) - Duas pessoas foram presas em flagrante na manhã deste domingo (31), em Belém, em dois locais de provas para o concurso da Polícia Militar. Os suspeitos foram conduzidos para Superintendência da Polícia Federal, onde estão sendo autuados pelo crime de fraude em certame de interesse público. Como o crime prevê pena inferior a quatro anos, uma fiança pode ser arbitrada aos acusados, que podem ser liberados.

Segundo informações da Polícia Federal, desde a semana passada os investigadores haviam sido informados sobre cinco pessoas que estariam envolvidas nas fraudes, portando gabaritos com possíveis resultados do concurso. Os agentes estiveram nesses cinco locais e conseguiram identificar duas pessoas. A Polícia Federal chegou até os acusados por meio de denúncia anônima. 'Tendo em vista a série de informações que surgiram durante a semana, a PF entendeu por não ignorar os dados e atuar preventivamente e ir nos locais de prova na data de hoje', finaliza a nota da Polícia Federal. 

Concurso
O concurso é realizado pela Sead (Secretaria de Estado da Administração) nas cidades de Belém, Marabá, Santarém e Altamira neste domingo (31). A Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa) é responsável por organizar o certame. 

Mais de 105 mil candidatos concorrem hoje a uma das 2.194 vagas do concurso da Polícia Militar do Pará aos cursos de Formação de Praças (CFP), Formação de Oficiais (CFO) e Adaptação de Oficiais (Cado). Mais de 600 policias militares estão nas ruas durante a realização da prova. Os candidatos vão passar por detectores de metal, tanto na entrada quanto na saída das salas de aula e dos banheiros.

Farmacêutico na Praça


            Foi realizada no dia de ontem, uma atividade externa pelos farmacêuticos de Itaituba, com o objetivo de marcar a passagem de um ano da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, que determinou a presença desses profissionais nas farmácias e drogarias de Itaituba, por pelo menos quatro horas diárias.
            O evento denominado Farmacêutico na Praça contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia e do Conselho Federal de Farmácia e com a participação do Rotary Club de Itaituba.
            Marcos Castelo, superintendente regional do CRF esteve presente.
            Dentre as atividades constaram testes do nível da glicose, hepatite, HIV, verificação da pressão arterial e orientações farmacêuticas.
            O evento Farmacêutico na Praça começou às 7:30 e terminou ao meio-dia, levando muita gente até a Barraca de Eventos, local onde as atividades foram desenvolvidas.

Desperdício de água em poço artesiano


Essa água está jorrando de um poço artesiano cavado na 15ª Rua do bairro da Floresta, aquela que fica em frente ao Posto Leal da Transamazônica.

            Faz pelo menos três dias que ela jorra dia e noite, desperdiçando muitos milhares de litros do precioso líquido, em total desrespeito ao uso racional dos recursos naturais.

            Sabe-se que quando um poço artesiano é cavado, é comum deixar vazar para fazer uma limpeza. Entretanto, também se sabe que não precisa ficar tanto tempo.

            Seria de bom alvitre que amanhã, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente desse uma olhada nessa agressão ao meio ambiente.

sexta-feira, julho 29, 2016

Cachoeira do Rio Curuá secou e Novo Progresso perde uma atração turística

rio curua1 Eis como ficou essa obra de arte da Natureza, pela ação do homem.

Em 2010 eu percorri o trecho paraense da BR 163, que vai do Distrito de Campo Verde até a Serra do Cachimbo, para produzir uma matéria para uma revista de São Paulo.

Naquela ocasião, tive oportunidade conhecer essa outrora maravilha, que conforme foto publicada por Adécio Piran em seu blog, encontra-se assim.

Essas fotos da cachoeira intacta, que fica na área do distrito de Cachoeira da Serra, município de Altamira, eu fiz, juntamente com uma série de outras tomadas, encantado com tanta beleza que o homem consegue destruir.

É uma pena.

Da cachoeira, restou um filete de água.

Parabéns empresário Gilberto Leal

Empreendedor arrojado e de sucesso, contribuindo com o crescimento de Itaituba, Gilberto Leal é hoje alvo de todas as justas homenagens que recebe, da família e dos amigos.

Que ele continue sua caminhada na busca dos seus objetivos, e que possa celebrar esta data por incontáveis vezes.

Parabéns, pela passagem do seu aniversário.

Antônio José: “Jesus mandou encerrar minha carreira mundana”

Cantor e compositor Antonio José

Autor de sucessos como “Sufoco” e “Chuvas de Verão” entrou para igreja evangélica


Um clarão surgiu no horizonte espiritual do consagrado cantor e compositor Antônio José, aos completar 40 anos de carreira e como uma voz de mil trovões, conforme as escrituras sagradas, teria determinado que ele teria que encerrar sua carreira musical. E assim ele fez e diz ter ficado feliz e realizado com a decisão.

O santareno Antônio José, filho de Antônio Castro, ex-garimpeiro e que na eleição passada tentou se eleger Deputado Estadual pelo DEM, de Lira Maia, com pretenso apoio do empresário Paulo Barrudada, viu suas esperanças de se tornar homem público cair por terra, como se não bastasse, seu último CD, “Ancorado”, onde regravou ano passado, grandes sucessos incluindo a música em homenagem a Santarém, não conseguiu emplacar nas paradas como em anos anteriores, quando o compositor conheceu o auge.

“Chuvas de Verão”, interpretada pelo cantor José Augusto e que virou sucesso internacional, em português e espanhol, “Sufoco”, interpretada pelo “Marron” Alcione, sem contar “Aventureiro Apaixonado”, que nos anos 70 foi sucesso de vendagem e execução em bairros periféricos de Belém.

Mesmo sendo um dos mais bem sucedidos em lucros com direitos autorais, Antônio José resolveu segundo ele, ouvir a voz do Senhor e encerrar de vez a carreira mundana. “Todo o dinheiro que ganhei com direitos autorais, nada serviu para mim”, disse o cantor e compositor, ressaltando que está começando uma nova carreira. “Agora estou cantando para o Senhor”, destacou Antônio José.

“Tive uma conversa definitiva com Deus, neste momento eu perguntei ‘as músicas tão bonitas, a carreira que o Senhor me deu, o que eu faço?’, conforme Antônio José, Deus respondeu: “Não se preocupe, vou lhe dar hinos muito mais bonitos do que as músicas que você compôs em sua vida”. Foi, então, que o cantor se tranqüilizou e resolveu entregar totalmente sua alma ao Senhor. E deixar de lado a vida mundana, conforme ele declarou.

Conforme Antonio José contou ao jornal O Impacto, resolveu mudar radicalmente sua vida espiritual. “Estou preparando um novo CD, na verdade uma seleção de hinos e louvores maravilhosos e abençoados, onde eu expresso a propagação do evangelho, com todo meu amor. E creio que no ano de 2017 as pessoas vão poder apreciar meu novo trabalho. Só o Perdão é que rasga seu passado para Deus”, destacou o cantor e compositor, que agora é pastor e líder da Igreja Imortal do Reino de Deus, localizada na rua São Lucas, número 07, no bairro do Santarenzinho.

Por: Carlos Cruz

Fonte: RG 15/O Impacto

Google Maps dá endereço do Templo de Salomão em busca por ‘anticristo’


Google e a Igreja Universal ainda não se manifestaram.


Os internautas que procuram a palavra “anticristo” no buscador do Google Maps são automaticamente direcionados a um estranho resultado: o Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), localizado no Brás, região central da capital paulista.
O endereço fornecido pelo Google (Avenida Celso Garcia, 605) corresponde ao do templo, inaugurado em julho de 2014. Procurados, o Google e a Igreja Universal ainda não se manifestaram.

Com 100 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 35 mil metros quadrados, o Templo de Salomão é considerado o maior do País e tem capacidade para 10 mil fiéis, além de dispor de 1,2 mil vagas de estacionamento.
No Twitter, internautas comentaram e ironizaram a busca.
UAI

Executivos da Odebrecht vão delatar mais de cem políticos

Entre os citados há pelo menos dez governadores e ex-

governadores

 
BRASÍLIA (O Globo) — Nas negociações do acordo de delação premiada, executivos da construtora Odebrecht, entre eles o ex-presidente da empresa Marcelo Odebrecht, apontaram mais de cem deputados, senadores e ministros, entre outros políticos, como beneficiários diretos de desvios de dinheiro público, ou como recebedores de outras vantagens, como repasses de verba para suas campanhas, por exemplo. Entre os citados há pelo menos dez governadores e ex-governadores, segundo informou ao GLOBO uma fonte ligada às investigações.

Entre os citados nas negociações preliminares estão o governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB); de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); e de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). Não estão claras ainda as circunstâncias em que cada um dos governadores aparece no roteiro das delações. Na lista também constam vários ex-governadores, entre eles Sérgio Cabral (PMDB-RJ). As informações sobre Cabral, que já foi citado por outros delatores, entre eles Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, são consideradas consistentes pelos investigadores.

Os depoimentos dos executivos da Odebrechet estão previstos para começar hoje, segundo o blog do jornalista Lauro Jardim, do GLOBO. Serão 15 os depoentes.
Os acordos de delação de Marcelo e de outros diretores da empresa são os mais temidos desde o início da Operação Lava-Jato, há dois anos. Maior empreiteira do país, a Odebrecht tem obras e contratos com a administração pública dos três Poderes, e em praticamente todos os estados do país. Só no ano passado, a empresa faturou mais de R$ 130 bilhões com negócios no Brasil e no exterior.

Depois de uma primeira etapa complicada, com avanços e recuos, os acordos de delação da Odebrecht estão avançando de forma significativa. Após acertos prévios com advogados, os procuradores estavam até agora conversando com os investigados. Nessas conversas prévias, os réus apresentam as linhas gerais das denúncias a serem feitas, conforme as bases estabelecidas nos entendimentos iniciais entre advogados e o Ministério Público Federal.
— Foi superada a fase da conversa entre procuradores e advogados. Agora, a conversa é entre procuradores e réus. Nessas conversas eles indicam o que realmente vão dizer — disse uma fonte que acompanha o caso.

quinta-feira, julho 28, 2016

Conflito no campo: MPF pede presença da Força Nacional em Anapu

Pedido foi encaminhado ao Ministério da Justiça para conter conflito na região da Mata Preta, onde pistoleiros estariam ameaçando trabalhadores rurais
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) solicitou nesta quarta-feira, 27 de julho, ao Ministério da Justiça e da Cidadania o deslocamento de integrantes da Força Nacional de Segurança Pública para a região da Mata Preta, no município de Anapu, no Pará. 

A presença da Força Nacional tem como objetivo auxiliar a conter a grave situação de violência na região – alvo de disputa entre trabalhadores rurais e supostos proprietários. De acordo com as informações da Ouvidoria Agrária, há um quadro de forte conflito na região, com presença de “pistoleiros” e ameaças a trabalhadores rurais para que deixem as terras que ocupam. Não há mandado judicial de reintegração de posse nas áreas de conflito. 

Na solicitação encaminhada ao Ministério da Justiça, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, solicita a constituição de uma força-tarefa, em caráter de urgência, com objetivo de ocupar a região e garantir a segurança e integridade física das famílias.

Ministério Público Federal
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Partido Verde, Convocação para Convenção

De acordo com Edital de Convocação devidamente protocolado na Justiça Eleitoral, o Partido Verde convoca seus filiados para sua convenção partidária.

quarta-feira, julho 27, 2016

MPF vai à Justiça para obrigar INSS a conceder salário-maternidade para mães Munduruku e Sateré Mawé

Previdência vem negando o direito para índias menores de 16 anos, mas o critério etário não se aplica aos povos indígenas

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou nesta quarta-feira, 27 de julho, ação civil pública na Justiça Federal em Itaituba (PA) para impedir o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de negar o salário-maternidade para as mães indígenas das etnias Munduruku e Sataré Mawé dos municípios de Jacareacanga, Itaituba e Aveiro. O benefício vem sendo  recusado pelo INSS com aplicação do chamado critério etário, que impede a concessão para mães menores de 16 anos. O ordenamento jurídico brasileiro, no entanto, impede que esse critério seja aplicado no caso dos povos indígenas.

O MPF pede que o INSS seja proibido de aplicar esse critério sob pena de pagar multa de R$ 1 mil a cada benefício recusado. O critério não é aplicável, uma vez que os povos indígenas têm direito a suas próprias práticas culturais, e muitas vezes a maternidade entre as mulheres indígenas se inicia em idade anterior àquela que a sociedade envolvente entende como precoce. O mesmo entendimento vale, por exemplo, para o trabalho na roça, que no caso dos povos indígenas não é considerado precoce nas mesmas faixas etárias em que se considera para outros grupos nacionais, uma vez que o trabalho rural é atividade que mantém o núcleo familiar e a comunidade.

O MPF lembra que a Constituição Federal de 1988 rompeu com o paradigma assimilacionista no trato do Estado brasileiro com os povos indígenas que vivem no território nacional. “Nesse sentido, deve-se destacar o disposto nos artigos 215, 216, 231 e 232 da Constituição Federal, os quais superam a visão hegemônica atrelada a um modelo ideal de sujeito de direito para reconhecer as diversas manifestações culturais da sociedade brasileira, as quais abrangem, entre outros, os povos indígenas, as comunidades quilombolas e demais povos tradicionais”, lembra a ação judicial.

Ou seja, o Estado brasileiro, por meio de quaisquer agências ou instituições, não pode estabelecer aos índios que preencham requisitos estranhos à sua cultura, para conceder direitos previstos na Constituição. O Grupo de Trabalho de Saúde Indígena, da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (que trata de povos indígenas e tradicionais), também já se manifestou sobre o tema: “Às crianças e adolescentes indígenas são garantidos todos os direitos sociais estabelecidos na Constituição, tal como o salário-maternidade, independentemente de sua idade, devendo os órgãos públicos responsáveis observar os costumes e tradições de cada comunidade, com a utilização de estudos antropológicos adequados, sugerindo aos Procuradores da República que promovam ações judiciais e extrajudiciais visando a concretização desses direitos”.

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação

Assaltantes entram em confronto com a PM e dois morrem em assalto a ônibus

Informações repassadas com exclusividade para nossa redação, dão conta de que na madrugada de Terça para quarta feira (27) aconteceu um confronto na região da transamazônica, entre as cidade de Parauapebas e Novo repartimento.

As informações são de que na madrugada por volta das 04 horas da manhã integrantes de uma quadrilha de assaltantes entraram em combate com a Policia Militar na região da Cajazeira, no KM 112 perto de uma  ponte.  Segundo relatos de nossas fontes uma quadrilha estava atuando na região e a Policia Militar integrantes do "Reservado" e homens do GTO munidos de informações já tinham se adiantado para o local do fato, foi quando os assaltantes entraram dentro de um ônibus da viação Ouro e Prata foi na hora que os policiais tentaram impedir a ação dos bandidos e foram recebidos a bala.

Na ocasião dois bandidos foram mortos no combate em que os policiais foram recebidos injustamente a bala pelos bandidos e por este motivo revidaram a injusta agressão sofrida. Dois foram presos e a policia ainda está na cola de mais quatro vagabundos que estavam na ação de assalto. Informações colhidas pelo Jornalismo Investigativo do grupo Elias Junior são de que a onda de assaltos estava intensa, principalmente entre Novo Repartimento e Itupiranga.

Segundo as nossas fontes o ônibus em que ele estava foi alvo de aproximadamente 60 tiros no para brisa. A Policia Civil está no local acompanhando as investigações.


Fonte: Elias Junior Noticias
Foto: Fonte que estava no local

Clínica Ansonic : Atendimento de Especialistas


A Clínica Ansonic Diagnóstico comunica que o Dr. Pedro Coutinho, especialista em Diabetes, Problemas da Tireóide, Impotência Sexual, Obesidade, Reposição Hormonal da Menopausa, Puberdade Precoce e Retardo no Crescimento, estará consultando dia 29 de Julho (Sexta-Feira), às 20:00 horas  e dia 30 de Julho (Sábado ) às 08:00 horas da Manhã.

A Clínica Ansonic informa, também, que toda Segunda-Feira, a partir das 09:00 horas da manhã, a nutricionista Drª Keila Javorski estará consultando.

✍☎Agende Sua Consulta : 3518-7678 / 3518-3374 /99195-5745

terça-feira, julho 26, 2016

Grupo de PMs da ação que resultou na morte de cinco elementos na manhã de hoje em Itaituba

Foto: WhatsApp

PM matou cinco bandidos em Itaituba no começo da manhã de hoje

Cinco elementos que já haviam praticado diversos crimes em Itaituba, como roubos e assaltos, foram morto no começo da manhã de hoje pela Polícia Militar.

Os criminosos estavam em uma casa que fica no bairro Vitória Régia, no Ramal do Jacarezinho, quando por volta de seis horas da manhã foram surpreendidos por policiais militares.

Segundo a versão dos policiais, os bandidos reagiram à chegada da PM, que revidou matando os cinco.

Eles estavam em uma casa cujo muro, de tão alto, parecia uma fortaleza.

Quatro elementos eram oriundos de Altamira e um de Castelo de Sonhos.

Segundo o jornalista Marinaldo Silva TV Eldorado), com quem conversei há poucos minutos, a PM encontrou no local, duas motos roubadas, um rádio com a frequência da polícia, uniformes de trabalhadores da Celpa e celulares.

O blog captou fotos do WhatsApp, de três dos elementos mortos e de materiais apreendidos.

Maiores informações, da a pouco.


Jota Parente

segunda-feira, julho 25, 2016

Clínica Ansonic : Atendimento de Especialistas

A Clínica Ansonic Diagnóstico comunica que o Dr. Pedro Coutinho, especialista em Diabetes, Problemas da Tireóide, Impotência Sexual, Obesidade, Reposição Hormonal da Menopausa, Puberdade Precoce e Retardo no Crescimento, estará consultando dia 29 de Julho (Sexta-Feira), às 20:00 horas  e dia 30 de Julho (Sábado ) às 08:00 horas da Manhã.

A Clínica Ansonic informa, também, que toda Segunda-Feira, a partir das 09:00 horas da manhã, a nutricionista Drª Keila Javorski estará consultando.

✍☎Agende Sua Consulta : 3518-7678 / 3518-3374 /99195-5745

De volta à terra

Depois de mais de uma semana ausente, estou de volta para retomar as minhas atividades diárias, dentre as quais está trabalhar na atualização do blog.

Com as dificuldades de quem está fora do domicílio, esforcei-me para manter o blog atualizado, dentro do possível.

Obrigado a todos os leitores pela compreensão.

Jota Parente

MAP Linhas Aéreas continuará atuando em Itaituba, confirmam diretores ao MP


Possibilidade de suspensão das atividades da companhia era motivo de preocupação para pacientes que dependem do transporte aéreo

Diretores da empresa MAP Linhas Aéreas informaram ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) nesta segunda-feira, 25 de julho, que a empresa vai continuar a atuar em Itaituba, no sudoeste do Estado.

A possibilidade de interrupção dos serviços da empresa, a única em atuação no município, era motivo de preocupação para pacientes que dependem do transporte aéreo para realização de tratamentos médicos, como os doentes renais crônicos.

A MAP, segundo os dirigentes reunidos com o MP, vai continuar a operar as linhas Itaituba-Manaus(AM) e Itaituba-Belém.

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação

Técnica que salvou rios do Canadá após rompimento de barragens existe no Brasil

A empresa Aplysia Soluções Ambientais disse, em seminário, que uma técnica para recuperação de rios que foi usada nos casos de Obed e Mount Polley está disponível no Brasil. Nessas duas minas canadenses houve o rompimento das barragens de rejeitos resultando em desastre similar ao ocorrido com a barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana (MG).

No início do mês, durante o seminário “Gestão dos Riscos e Impactos Ambientais de Barragens de Rejeitos de Mineração” a diretora-técnica da Aplysia, Tatiana Furley, mostrou que as metodologias utilizadas para recuperar os rios no Canadá já existem no Brasil e foram aplicadas no rio Mangaraí, em Santa Leopoldina (ES), antes mesmo do desastre no rio Doce.

“Como os incidentes de lá aconteceram em 2013 e 2014 e os recursos hídricos já foram revitalizados, nossa equipe viajou em maio ao país para conhecer as técnicas e os resultados destes dois casos. Ficamos surpresos ao descobrir que era o mesmo método que usamos aqui”, contou Tatiana.

O evento aconteceu em Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e com a ArcelorMittal, com a presença de técnicos e gestores de mineradoras, órgãos ambientais e Ministério Público.

Uma das palestrantes, a canadense Kari McDonald, da Westmoreland Coal Company, gestora de 18 minas no Canadá e nos Estados Unidos, incluindo a de Obed, ressaltou que a principal mudança após o rompimento da barragem de rejeitos foi o relacionamento entre mineradoras e órgãos ambientais.

“Três anos após o desastre, a legislação foi alterada e a principal exigência foi a transparência das operações. Hoje temos sites abertos, por exemplo, onde todos podem ter acesso às informações e isso fortalece a relação de confiança entre as partes envolvidas”, destacou a gestora.

Outra lição aprendida é a necessidade de ter conhecimento prévio dos rios, fundamentado em metodologia científica aplicada aos casos, destacou o professor Luis Felipe Hax Niencheski, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), também palestrante no evento. 

TSE divulga limites de gastos de campanha nas Eleições 2016

Foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (DJe/TSE) as tabelas atualizadas com os limites de gastos de campanha, conforme previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). 


Após publicação dos valores preliminares de gastos de campanha, o TSE atualizou os valores de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com o parágrafo 2º, art. 2º, da Resolução TSE nº 23.459/2015.

O índice de atualização dos limites máximos de gastos foi de 33,7612367688657%, que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2012 a junho de 2016. Para os municípios de até 10 mil eleitores e com valores fixos de gastos de R$ 100 mil para prefeito e R$ 10 mil para vereador, o índice de atualização aplicado foi de 8,03905753097063%, que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2015 a junho de 2016, visto que esses valores fixos foram criados com a promulgação da Lei nº 13.165/2015 (Reforma Eleitoral 2015).

De acordo com a tabela, o maior limite de gastos para campanha para o cargo de prefeito está previsto para o município de São Paulo (SP), que tem hoje 8.886.324 eleitores. No primeiro turno eleitoral, os candidatos à Prefeitura da cidade poderão gastar até R$ 45.470.214,12. Já no segundo turno, o teto de gastos será de R$ 13.641.064,24. De outro lado, os candidatos a prefeito em 3.794 municípios somente poderão gastar até R$ 108.039,00.

Para o cargo de vereador, o maior limite de gastos foi estipulado para o município de Manaus (AM), que possui 1.257.129 eleitores. Os candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal da capital do Amazonas poderão gastar, no máximo, R$ 26.689.399,64. O piso de gastos para as campanhas para o cargo de vereador ficou em R$ 10.803,91, alcançando 3.794 municípios.

Limites para contratação de pessoal

A Reforma Eleitoral 2015 também estipulou limites quantitativos para a contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais, em consonância com o art. 36 da Resolução TSE nº 23.463/1995.

Segundo a Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997), em seu art. 100-A, parágrafo 6º, para fins de verificação dos limites quantitativos de contratação de pessoal não são incluídos: a militância não remunerada; pessoal contratado para apoio administrativo e operacional; fiscais e delegados credenciados para trabalhar nas eleições; e advogados dos candidatos ou dos partidos e das coligações.

O maior número de contratações poderá ser feito pelos candidatos da cidade de São Paulo. Para o cargo de prefeito, poderão ser feitas até 97.719 contratações. Já para o cargo de vereador, o número máximo será de 27.361. O município do Rio de Janeiro vem logo atrás, podendo seus candidatos contratar até 53.848 pessoas para as campanhas de prefeito e até 15.077 para as de vereador.

Os candidatos das cidades de Serra da Saudade (MG) e Araguainha (MT), que possuem 959 e 954 eleitores, respectivamente, somente poderão contratar até 10 pessoas para as campanhas ao cargo de prefeito e até 5 para as de vereador.

Fonte: TRE/PA

Enquete sobre ações do Ibama contra atividade garimpeira no Tapajós mostra como os leitores encaram esse problema

Terminou hoje a enquete feita pelo blog a respeito do que os leitores pensam das ações repressivas do Ibama contra a atividade garimpeira na região do Tapajós.

A conclusão não apresentou nenhuma grande surpresa, estando dentro do que se trata no dia a dia.

Eis o resultado.

O que você acha das ações do Ibama nos Garimpos do Tapajós?

O governo deveria regularizar em vez de só reprimir: 43%

Devem continuar: 29%

São exageradas: 21%

Prejudicam a economia da região? 5%

Devem ser paralisadas: 2%

Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito


Os alunos de renda mais alta conseguem ocupar a maior parte das vagas nos estabelecimentos públicos, enquanto aos pobres restam as faculdades pagas

Numa abordagem mais ampla dos efeitos da maior crise fiscal de que se tem notícia na história republicana do país, em qualquer discussão sobre alternativas, a lógica aconselha a que se busquem opções para financiar serviços prestados pelo Estado. Considerando-se que a principal fórmula usada desde o início da redemocratização, em 1985, para irrigar o Tesouro — a criação e aumento de impostos — é uma via esgotada.

Mesmo quando a economia vier a se recuperar, será necessário reformar o próprio Estado, diante da impossibilidade de se manter uma carga tributária nos píncaros de mais de 35% do PIB, o índice mais elevado entre economias emergentes, comparável ao de países desenvolvidos, em que os serviços públicos são de boa qualidade. Ao contrário dos do Brasil.
Para combater uma crise nunca vista, necessita-se de ideias nunca aplicadas. Neste sentido, por que não aproveitar para acabar com o ensino superior gratuito, também um mecanismo de injustiça social? Pagará quem puder, receberá bolsa quem não tiver condições para tal. Funciona assim, e bem, no ensino privado. E em países avançados, com muito mais centros de excelência universitária que o Brasil.

Tome-se a maior universidade nacional e mais bem colocada em rankings internacionais, a de São Paulo, a USP — também um monumento à incúria administrativa, nos últimos anos às voltas com crônica falta de dinheiro, mesmo recebendo cerca de 5% do ICMS paulista, a maior arrecadação estadual do país.

Ao conjunto dos estabelecimentos de ensino superior público do estado de São Paulo — além da USP, a Unicamp e a Unifesp — são destinados 9,5% do ICMS paulista. Se antes da crise econômica, a USP, por exemplo, já tinha dificuldades para pagar as contas, com a retração das receitas tributárias o quadro se degradou. A mesma dificuldade se abate sobre a Uerj, no Rio de Janeiro, com o aperto no caixa fluminense.

Circula muito dinheiro no setor. Na USP, em que a folha de salários ultrapassa todo o orçamento da universidade, há uma reserva, calculada no final do ano passado em R$ 1, 3 bilhão. Mas já foi de R$ 3,61 bilhões. Está em queda, para tapar rombos na instituição. Tende a zero.

O momento é oportuno para se debater a sério o ensino superior público pago. Até porque é entre os mecanismos do Estado concentradores de renda que está a universidade pública gratuita. Pois ela favorece apenas os ricos, de melhor formação educacional, donos das primeiras colocações nos vestibulares. Já o pobre, com formação educacional mais frágil, precisa pagar a faculdade privada, onde o ensino, salvo exceções, é de mais baixa qualidade. Assim, completa-se uma gritante injustiça social, nunca denunciada por sindicatos de servidores e centros acadêmicos.

Levantamento feito pela “Folha de S. Paulo”, há dois anos, constatou que 60% dos alunos da USP poderiam pagar mensalidades na faixa das cobradas por estabelecimentos privados. Quanto aos estudantes de famílias de renda baixa, receberiam bolsas.
Além de corrigir uma distorção social, a medida ajudaria a equilibrar os orçamentos deficitários das universidades, e contribuiria para o reequilíbrio das universidades, e contribuiria para o reequilíbrio das contas públicas.

Editorial assinado por João Roberto Marinho, publicado no jornal O Globo, ontem, domingo.

Wilson Lima, apresentador de TV itaitubense que faz sucesso em Manaus é candidato a vice

Marcelo Ramos é oficializado candidato à Prefeitura de ManausWilson Lima disse que a convenção deste sábado (23) iria marcar o início de um novo momento da política amazonense. "Uma história de progresso, de comprometimento com as pessoas, com o social, com tudo que realmente muda para melhor a vida das pessoas.

Wilson Lima
Foto: Jota Parente
Manaus/AM - Uma grande festa, reunindo mais de 7 mil pessoas, oficializou as candidaturas de Marcelo Ramos para prefeito e de Wilson Lima para vice, além de 310 nomes para vereador do PR/PPS/PTdoB/PEN/PTC, partidos que formam a coligação "Mudança Para Transformar". Em discurso, Marcelo Ramos deu o tom da sua campanha.

"Vamos vencer porque o povo quer mudar. E nós somos a mudança segura, que vai transformar para melhor a vida das pessoas. Não quero derrotar ninguém, não vou atropelar ninguém. Quero unir as pessoas, todos os que amam Manaus e querem construir a cidade dos nossos sonhos", disse o candidato.

Ramos destacou que o momento é de pensar em renovar a esperança da população que já está desacreditada nos políticos. Em tom sereno, adiantou que não vai bater boca com nenhum dos candidatos. Quem quiser bater boca, vai perder tempo. Toda minha energia está voltada para mostrar a população que podemos fazer uma Manaus melhor", reforçou.  

Wilson Lima disse que a convenção deste sábado (23) iria marcar o início de um novo momento da política amazonense. "Uma história de progresso, de comprometimento com as pessoas, com o social, com tudo que realmente muda para melhor a vida das pessoas. Afirmo para todos que 2016 será o ano marcado por uma nova geração na política".

O deputado Alfredo Nascimento, presidente estadual do PR, disse que escolheu Marcelo Ramos e Wilson Lima para compor a chapa de seu partido. "Fui três vezes prefeito de Manaus e por três vezes fui eleito o melhor prefeito do País. Hoje tenho absoluta certeza que Marcelo Ramos está preparado e, com a ajuda do Wilson Lima e de pessoas experientes do nosso grupo, será um grande prefeito, um Prefeito melhor do que eu fui", afirmou Alfredo, ressaltando que a convenção é a prova que "já começamos uma campanha vitoriosa".


Fonte: Portal do Holanda

terça-feira, julho 19, 2016

Obrigado, tio

Júnior agradece, mas, tudo que escrevi no Facebook, como chamada para a notícia do G1 Santarém, que eu coloquei no blog, nada mais é a verdade.

Eis a nota do Face
---------------------------------

É sempre muito agradável ver alguém da família da gente progredindo.

Hoje tive o prazer de colocar no meu blog uma notícia que diz respeito a mais uma conquista do meu sobrinho Júnior, grande saxofonista, filho de minha Irmã Ana Selva, em memória.

A matéria produzida e publicada pelo G1 Santarém e região, fala de sua carreira e de sua participação como único representante do Pará, em um evento que reunirá os maiores saxofonistas.

Com um talento extraordinário, Júnior conquistou esse lugar na música com uma determinação de quem sabe aonde quer chegar, sem se importar com as pedras no caminho.

Parabéns, meu sobrinho. Sua jornada vitoriosa na música ainda lhe reserva uma longa e vitoriosa caminhada.

Os leitores do blog do Jota Parente podem ler a matéria completa. www.jotaparente.blogspot.com

Jota Parente

------------------------------------- 

Tio Zeca, lhe agradeço imensamente por cada palavra e por todo o apoio à minha carreira musical.

Forte abraço.

Júnior Castro

Saxofonista santareno vai representar o Pará em simpósio internacional

A paixão pelo saxofone fez Junior Castro se especializar em instrumentos de sopro (Foto: Vanessa Barros/Divulgação)
Júnior Castro é sobrinho do signatário deste blog,
Jota Parente
A paixão pela música e a dedicação ao aprendizado do saxofone permitiram que o saxofonista santareno Júnior Castro fosse selecionado para representar o Pará e a região norte no II Simpósio Internacional de Saxofone Online (Simsax) queo corre de 1 a 7 de agosto e reúne os maiores saxofonistas do país.

O Simsax é uma organização de músicos que tem como missão transmitir conhecimentos relevantes e transformadores por meio de palestras na internet. A programação inclui vinte e oito palestras com tempo médio de 30 a 45 minutos. O simpósio é voltado para estudantes de música, professores, orquestras, universidades, conservatórios, universidades e demais interessados que apreciam a boa música.

O convite para participar do evento  surgiu depois que um dos organizadores viu o trabalho dele divulgado em seu site pessoal (www.juniorcastrosax.com). Castro vai apresentar a palestra "Uma extensão da mente sonora" em que explica e incentiva o processo de pensar em frases musicais e passar as ideias para o instrumento. O saxofonista vai abordar ainda a importância do solfejo, um dos principais fundamentos para qualquer músico que deseja desenvolver um ouvido musical. (Veja no vídeo Junior Castro tocando).

Ao G1 o saxofonista comemorou a participação no Simsax: "sinto-me imensamente honrado por essa oportunidade em poder contribuir de alguma forma para a comunidade do saxofone por meio da palestra e isso me deixa imensamente feliz e realizado".

Sinto-me imensamente honrado por essa oportunidade em poder contribuir de alguma forma para a comunidade do saxofone por meio da palestra e isso me deixa imensamente feliz e realizado"

Músico, Junior Castro Perfil
Junior Castro nasceu em Santarém e começou os estudos musicais experimentais no teclado digital em 2004. Em Manaus, estudou teoria musical, história da música com os professores Daniel Cauper e Ednelson Barbosa, com os qualistambém estudou clarinete e saxofone alto. Após a temporada de aprendizado na capital amazonense, o saxofonista retornou a cidade natal onde teve a oportunidade de integrar dois importantes grupos orquestrais da município: Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca e Filarmônica Municipal Professor José Agostinho.

"Foi amor a primeira vista a minha relação com o sax, quando morei em Manaus participei  de um evento religioso e na ocasião havia uma grande orquestra tocando, aí  sentei-me ao lado de um saxofonista, e ao ouvir o timbre daquele instrumento me comoveu bastante. Observar a estética visual do mesmo me deixou encantado", revela Junior Castro que toca saxofone, gaita cromática, flauta doce e flauta transversal.

 O convite para participar do evento  surgiu depois que um dos organizadores viu o trabalho dele divulgado em seu site pessoal (www.juniorcastrosax.com). Castro vai apresentar a palestra "Uma extensão da mente sonora" em que explica e incentiva o processo de pensar em frases musicais e passar as ideias para o instrumento. O saxofonista vai abordar ainda a importância do solfejo, um dos principais fundamentos para qualquer músico que deseja desenvolver um ouvido musical. (Veja no vídeo Junior Castro tocando).

Ao G1 o saxofonista comemorou a participação no Simsax: "sinto-me imensamente honrado por essa oportunidade em poder contribuir de alguma forma para a comunidade do saxofone por meio da palestra e isso me deixa imensamente feliz e realizado".

Sinto-me imensamente honrado por essa oportunidade em poder contribuir de alguma forma para a comunidade do saxofone por meio da palestra e isso me deixa imensamente feliz e realizado"

O músico também faz parte do projeto “Canto, Cordas e Palhetas”, em parceria com os guitarristas paraenses Júlio Tapará e Edmárcio Paixão. Esse novo disco é dedicado à cultura musical paraense e ainda não tem data para o lançamento.

Participou como músico e produtor em diversos festivais de música amazônica, dentre eles: Fecan Trombetas 2008, Fecan Santarém 2012, projeto "As Amazonas do Tapajós" (2011), Encontro das Artes de Santarém (2008 a 2012), Servifest – Santarém (2012, 2013 e 2014), Sairé (2012, 2013, 2014 e 2015), 3ª edição do Festival de Música do Tapajós (2015 e 2016), Canta Santarém (2015 e 2016), Fempo – Oriximiná (2015), Tapajazz Festival (2014 e 2015) dentre outros. No ano de 2013, seu grupo (Grupo Tapajós Instrumental) foi selecionado para o XXVI Festival Internacional de Música do Pará. Participou também do projeto "Da Lapa ao Mascote" (2013), do violonista Sebastião Tapajós (turnê Pará e Rio de Janeiro).

Banda musical do PR é detida com 1,4 tonelada de maconha, diz polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta terça-feira (19) cerca de 1,4 tonelada de maconha. A droga estava escondida no meio dos equipamentos da Banda Mil do Paraná, um grupo musical de Medianeira, no oeste paranaense. A apreensão aconteceu na BR-467.

Droga estava escondida sob os equipamentos da banda (Foto: Divulgação/PRF)
Segundo a polícia, a droga estava escondida no meio dos equipamentos dos músicos. Dois cães farejadores encontraram os fardos de maconha no fundo do veículo.

Até a publicação desta reportagem, os músicos ainda não haviam prestado depoimento. A polícia acredita que eles tenham conseguido a droga no Mato Grosso do Sul, pois haviam realizado um show na cidade de Maracaju e estavam retornando a Medianeira.

A PRF diz que provavelmente a droga seria entregue em Santa Catarina, já que a Banda Mil do Paraná tinha shows marcados no estado vizinho.

Os seis integrantes da banda foram presos em flagrante. A droga e os detidos foram encaminhados para a Polícia Civil de Cascavel, que deverá investigar o caso.

O G1 tenta contato com os representantes da banda, mas até a última atualização desta reportagem, ninguém atendeu o telefone.

Autazes: Políticos de olho nos futuros royalties de mineração no Amazonas

Há, pelo menos, três grupos políticos organizados para conquistar o cargo de prefeito de Autazes (AM) na eleição deste ano. O município poderá arrecadar, dentro de alguns anos, 15 milhões por ano em royalties de mineração, a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), caso o projeto da Potássio do Brasil se concretize na região.

Para efeito de comparação, a cidade de Rosário do Catete (SE), onde a Vale opera uma mina de cloreto de potássio similar àquela que a Potássio do Brasil quer construir em Autazes, foram recolhidos royalties no valor de R$ 4,7 milhões em 2015. Como a produção é de 600 mil toneladas por ano e o projeto da Potássio fala de até 2 milhões de toneladas por ano, pode-se dizer que a arrecadação pode chegar a R$ 15,7 milhões por ano, dos quais 65%, ou R$ 9,4 milhões ficam com o município produtor.

A mineradora Potássio do Brasil, ligada ao grupo Forbes Manhattan, disse que os investimentos podem chegar a US$ 2,5 bilhões. Se o valor se concretizar, o recolhimento de ISS pode ultrapassar US$ 37 milhões, cerca de US$ 118 milhões durante a fase de construção.

Um dos pré-candidatos é o prefeito em exercício, José Thomé Filho (PSD). O político foi o segundo colocado nas eleições de 2012 e alcançou o posto após seu rival, Raimundo Wanderlan Sampaio (SDD), ter o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou o indeferimento do seu registro da sua candidatura e sua inelegibilidade por oito anos por ele ter mantido rádio clandestina, violando a legislação do setor de telecomunicações.

Thomé Filho também comandou a Prefeitura de Autazes de 2001 a 2004. No período em que governou, teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), julgadas em 2007. Ele recorreu e, posteriormente, o órgão aprovou as contas com ressalvas.

O prefeito cassado assume, na campanha eleitoral deste ano, um papel de coadjuvante e apoia um estreante no pleito, o deputado estadual Sabá Reis (PR). Sabá, que está em seu sexto mandato de deputado estadual, já estampa na capa de seu perfil do Facebook uma foto ao lado do escolhido para ser seu vice, o pastor Alberson Silva, com a seguinte frase: “A sabedoria da experiência e a força da juventude”.

Com o apoio do presidente estadual do Pros, governador José Melo, o terceiro pré-candidato à Prefeitura de Autazes é Andreson Cavalcante (Pros). Essa será a segunda vez que o político concorre ao cargo. Na briga pela prefeitura, Andreson já possui o apoio do PRB, do deputado federal Silas Câmara, do DEM, do também deputado federal Pauderney Avelino e o PSL, do ex-deputado estadual Tony Medeiros.

Assim como a maioria dos municípios do interior do Amazonas, Autazes depende dos repasses constitucionais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A exceção à regra são Coari e Presidente Figueiredo que ganham royalties da exploração de petróleo e minérios, respectivamente.

O projeto da Potássio do Brasil, ainda sem data para sair do papel, visa extrair silvinita, minério que combina cloreto de sódio e cloreto de potássio, este último é uma das principais matérias-primas de fertilizantes, importado em larga escala pelo Brasil. O projeto inclui uma mina subterrânea, um porto e uma planta para separar o cloreto de potássio do cloreto de sódio. 

Com informações do jornal A Crítica.
Enviado para o blog pelo geólogo José Waterloo Leal