quarta-feira, março 18, 2020

Juntos contra o coronavírus, o sofrimento pode ser menor


Resultado de imagem para fotos de jota parente         Todos sabemos das consequências desastrosas do coronavírus, causadas em cadeia no mundo inteiro. Mais cedo, ou mais tarde a pandemia pode chegar aqui a Itaituba. O município já tomou algumas medidas para tentar acompanhar o que é feito no restante do país para que a chegada e a propagação possam ter um impacto menor. Mas, precisa fazer mais.
          Na contramão do que faz o resto do mundo, o presidente Jair Bolsonaro falou um monte de bobagens e fez outras tantas, fazendo pouco caso e parece, que fez sem compreender direito a gravidade do problema. Felizmente, nas últimas horas, pressionado por seus assessores tomou medidas drásticas.
          Defensores do mandatário máximo do país, cegos pelo fanatismo político, endossam as asneiras que ele comete, fazendo comparações com o governo passado, quando a hora é de cuidar do presente. Agora não há tempo para cuidar de diferenças políticas, mas, de todos se unirem em torno de uma grave crise, a maior de todas após a Segunda Guerra Mundial. Nessa luta não haverá vencedores ou vencidos. Queremos ser todos, sobreviventes. Numa hora como essa. só pode existir um partido: O PTCC - Partido de Todos Contra o Coronavírus.
          A economia do mundo, que já não estava lá muito boa, está sendo destroçada com a paralização das atividades produtivas. A recessão ameaça a todos. A economia do Brasil, que começava a dar sinais de recuperação, agora teme por uma nova recessão.
          O Pará esteve livre do coronavírus até hoje, quando foi confirmado o primeiro caso, em Belém, de um homem de 37 anos, que veio do Rio de Janeiro, onde participou do carnaval carioca. Ontem o governador Helder Barbalho já havia anunciado diversas medidas para conter a disseminação do vírus, e o Pará, assim como o resto do Brasil e do mundo está parando aos poucos.
          Em Itaituba, a SEMED está discutindo a suspensão de aulas na rede pública, no ensino fundamental. Nesta quinta, 19, acontecerá uma reunião para tratar do assunto. É possível que as aulas sejam suspensas, como está acontecendo na maior parte do mundo, onde 850 milhões de alunos, a metade do contingente estudantil do planeta, já estão sem aulas.
A secretaria de Saúde divulgou algumas orientações para a população, porém, é muito pouco o que fez a SEMSA até agora, que está agindo de maneira muito tímida. Tanto, que partiu da Câmara Municipal, através de requerimento verbal de autoria do vereador Júnior Pires, pedido para que seja montado um posto avançado em Miritituba para monitorar os caminhoneiros que chegam do Centro Oeste, do Sul e do Sudeste pela BR 163, principalmente. É preciso que essa secretaria seja mais agressiva em suas iniciativas para agir contra essa pandemia.
No que diz respeito à suspensão de aulas na rede particular de ensino, algumas instituições locais como FAI e Isaac Newton saíram na frente, enquanto outras estão relutantes.
O blog conversou com diversos pais de alunos de outras escolas particulares, os quais se mostraram preocupados com a continuidade das aulas, achando que as direções devem ser mais ágeis. A vida é o que há de mais importante, sempre. Depois, se der alguma coisa errada, não digam que não sabiam que poderia acontecer.
Nada melhor que seguir o velho ditado: “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. A relutância, essa sim, pode fazer muito mal.
O ministro Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, disse na coletiva de hoje, quarta-feira, que o problema do coronavírus está apenas começando no Brasil. O pior ainda está por vir. Se a população fizer o que deve ser feito, falou ele, o sofrimento poderá ser menor, mas, é certo que haverá sofrimento. Então, vamos nos ajudar uns aos outros da maneira como pudermos e do modo que for melhor para todos.

Jota Parente
  Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário