quinta-feira, julho 05, 2012

Cidades Digitais

Recebi mensagem que infelizmente acessei com um pouco de atraso, do deputado e amigo Dudimar Paxiúba sobre a inclusão de Itaituba e Trairão no programa piloto Cidades Digitais. Transcrevo a mensagem do amigo, assim como  a informação.

Jota Parente
----------------------------------

Amigo Jota Parente, boa noite!

Que Deus continue abençoando sua constante e completa recuperação.
Recebi com extrema alegria a comunicação do Ministério das Comunicações de que nossa proposição concernente a inclusão dos municípos do sudoeste do Pará no projeto-piloto de Cidades Digitais fora atendida, em parte.

Digo em parte, haja vista fazer parte da seleção apenas os municípios de ITAITUBA e TRAIRÃO. Entretanto, se levarmos em conta que apenas 09 (nove) municípios do estado do Pará foram selecionados, já nos damos por satisfeitos.

Um forte abraço!

Dudimar Paxiúba
----------------------------------

Exmo. Senhor Deputado Dudimar Paxiuba,

Informamos que o Ministério das Comunicações torna pública a lista com os 80 municípios selecionados para o projeto-piloto de Cidades Digitais. O Estado do Pará foi contemplado com 9 municípios:

1PA - Conceição do Araguaia
2PA - Curuçá
3PA - Goianésia do Pará
4PA - Itaituba
5PA - Marituba
6PA - Paragominas
7PA - Trairão
8PA - Tucuruí
9PA - Uruará

A relação completa estará disponível no site do Ministério das Comunicações após as 14 horas.

Para mais informações, conheça a página do programa: http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/cidades-digitais.
----------------------------------

Cidades Digitais

O projeto-piloto Cidades Digitais proporcionará eficiência na gestão pública, melhor atendimento ao cidadão e desenvolvimento local às cidades brasileiras.
O projeto possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos além da implantação de aplicativos, com o objetivo de melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços de governo.

As cidades recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação em locais definidos a critério das prefeituras.

Resultado de ação transversal de articulação entre órgãos do Governo Federal, o projeto tem a parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de licitação na modalidade de registro de preço nacional para a aquisição dos aplicativos de softwares públicos básicos. O BNDES oferecerá linhas de financiamento de kits de sistemas de gestão e softwares, bem como para ampliação das redes digitais das prefeituras.
O orçamento destinado ao projeto de implantação das cidades digitais é de R$ 40 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário