terça-feira, janeiro 25, 2011

TRE acaba de cassar o vice-prefeito Edir Pires

Em julgamento encerrado há mais ou menos 15 minutos, o Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato do vice-prefeito de Itaituba, Dr. Edir Pires.

Por 2x1, o TRE decidiu acatar o pedido do PSB, alegando infidelidade partidária, pois Edir elegeu-se por esse partido, tendo se filiado ao PMDB para disputar a eleição com candidato a deputado estadual.

A defesa está decidindo se entra com agravo de instrumento no próprio TRE. De qualquer forma, cabe recurso da decisão ao TSE. 

O advogado José Antunes, que foi um dos representantes do vice-prefeito de Itaituba, em virtude de compromissos neste cidade, não esteve presente ao julgamento de hoje. Ele informou ao blog, que não há aplicação imediata dessa decisão.

Um comentário:

  1. Anônimo11:44 AM

    Este foi um evento, sem dúvida, que agradou a muitos, mas que também não deixou de desagradar a outros. Vejo-o como um fato de fortalecimento da justiça e do sistema democrático. Em outras épocas, vários desses parasitas trocavam de partido como quem troca de roupa, tudo para atender a seus interesses pessoais em detrimento dos da população que é a verdadeira detentora do poder, mas que ainda não se deu conta disto. Hoje a facilidade da informação e do conhecimento tem feito a mentalidade das pessoas mudar e elas passaram a adotar critérios mais coerentes com a ética e com a moral na escolha de seus representantes.
    Estamos numa época em que a população sai da sombra para fazer sombra. Não mais estão sendo admitidas condutas vis como muitos ainda teimam em assumir. Edir Pires, médico de boa fama, sempre se aproveitou da boa fé de parte da população que o credenciava como de boa conduta e reputação ilibada. A cassação de um mandato que nunca possuiu legitimamente pode nem ser um castigo a ele, pois em 2012, embora não possa candidatar-se a nada, vai com certeza utilizar, como de costume, dos mais variados subterfúgios para arregimentar votos e negociá-los. Agora, o que falta é a Justiça se manifestar sobres as denuncias de desvio de recursos do FUNDB, feitas pelo coordenador do SINTEPP, contra o atual e eventual prefeito de Itaituba. Se ele for culpado, haverá de ser responsabilizado e, solidariamente, também todos os que hajam concorrido para o cometimento dos atos ilícitos. Sempre ouço muita gente dizer que há muitas irregularidades sendo cometidas à vista de todos, inclusive do MP e da Justiça, e não entendo como ainda não se tomou nenhuma providencia.
    Os próprios vereadores, que foram eleitos para bem representar o povo, poderiam tomar providencias, investigar, fiscalizar..., mas estão calados. Será que eles têm medo ou são coniventes ou, ainda, são incompetentes. Eu acredito nas duas primeiras hipóteses, embora tenhamos como vereadores algumas figuras, no mínimo, burlescas.

    Romeu Novaes

    ResponderExcluir