quinta-feira, janeiro 27, 2011

Edilson x Valmir: subalteno coloca o celular no viva voz e expõe o chefe

Um bate boca entre o prefeito Valmir Climaco e Edilson Rodrigues, da Comtri, gravado pela reportagem da TV Tapajoara, por causa de um taxa que os mototaxistas queriam que fosse dispensada foi destaque no telejornal da emissora no começo da noite de hoje.

O prefeito, que nem deveria estar tratando de assuntos administrativos, pois precisa de repouso, perdeus as estribeiras com o subalterno.

Edilson foi desrespeitoso com o chefe, a partir do momento em que decidiu colocar o celular no viva boz, para que a conversa pudesse ser gravada.

Valmir disse que era para dispensar a taxa. Edilson disse que a lei não permite. Valmir falou zangado, que quem manda é ele e que tinha que ser feito do jeito que está mandando.

Edilson pediu algum documento por escrito para se respaldar. O prefeito disse que não era preciso, pois ele estava dando a ordem e pronto.

Depois da conversa, uma coisa ficou mais do que clara: não há a menor condição de Edilson ficar no cargo, pois foi desautorizado em público, e para muita gente ver e ouvir, por seu chefe.

Se ficar, não vai ter autoridade para fazer nada.

Além do mais, por ter colocado o celular no vivo voz, sem que Valmir tivesse conhecimento, Edilson faltou com o respeito para com o chefe.

O blog conversou com uma fonte que mantém contato com Edilson, a qual informou que o mesmo deverá entregar o cargo.

Convenhamos, não há o menor clima para ele ficar.

2 comentários:

  1. Olá Jota Parente,

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que tens conduzido à frente do blog. Faço sinceros votos de que seu trabalho continue sempre progredindo, para o bem da nossa região, e recebendo todo o crédito merecido.

    Aproveitando, gostaria de fazer um contraponto sobre o seu comentário de que a gravação da conversa telefônica do subalterno com o chefe foi desrespeitosa. Além de não constituir falta de respeito (ao contrário do que afirmas na notícia do blog), é um direito que o subalterno tem e que o exerceu legitimamente. É entendimento da Justiça Brasileira que um dos interlocutores pode gravar a conversa (telefonica, presencial, ou seja qual for o meio) da qual participa, quer tenha ciência o outro interlocutor ou não. A imprensa utiliza-se bastante desse artifício quando faz reportagens investigativas para apurar denúncias (Referência: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2120321/gravacao-telefonica-feita-por-um-dos-interlocutores-sem-conhecimento-do-outro-e-prova-licita). Seria ilícito se uma pessoa que não tivesse feito parte da conversa tivesse efetuado a gravação, sem autorização judicial (a famosa "escuta telefônica"). Trabalhadores podem usar esse recurso quando sentem-se intimidados ou assediados sexualmente ou moralmente por algum superior ou colega de trabalho. Além disso, a conversa gravada, mesmo sem consentimento ou ciência, é considerada prova lítica em qualquer processo penal em trânsito na justiça. Então, se houve erro do administrador municipal, e assedio moral ao subalterno, a gravação é a prova que o subalterno tem para exigir reparação ou mesmo fazer qualquer tipo de denúncia.

    E aproveito para acrescentar, em tempo. Se alguém está fazendo mal uso do cargo público (para cometer ilicitudes ou promover favorecimento ilegal, por exemplo), essa pessoa deve sim ser exposta. No caso do prefeito, não era contra a lei o pedido que ele estava fazendo ao seu subalterno? Enfim, será somente assim que vamos conseguir a tão desejada moralidade no serviço público, em todas as suas esferas.

    Sem mais para o momento, despeço-me com grande estima e respeito.

    Um grande abraço, e sucesso no seu trabalho!

    Weverton Cordeiro
    Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. é fato blog realmente é para colocar nossa opinião, mas assim em J. brincadeira, todo mundo viu o qto o prefeito nao tem condições de administrar... Se faltou com respeito ou não, isso vai depender da justiça agora... Mas convenhamos... Itaituba ta numa situação precaria em todos os sentidos!!!

    ResponderExcluir