sexta-feira, agosto 29, 2008

Editorial

Campanha eleitoral tem por objetivo ser a vitrine para que os candidatos exibam seus projetos, suas propostas e seus planos de governo. Isso serve, principalmente, para os candidatos a prefeito, embora no caso de Itaituba, muitos candidatos a vereador confundam as coisas e prometam o que não podem cumprir por serem atribuições do Poder Executivo.
A presente campanha está sendo uma experiência nova, em função das medidas tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, com a finalidade de tornar mais equilibrada a disputa pelo poder, na medida em que inibe consideravelmente os abusos do poder econômico, tão comuns em outros pleitos.
É verdade que o período eleitoral deixou de ser uma festa para se transformar numa monotonia só. Sem os showmícios, que terminavam levando muita gente motivada pelas atrações, os candidatos é que tem que se virar para serem as estrelas do espetáculo.
É bom o eleitor se acostumar, porque é muito pouco provável que isso mude. A tendência está muito mais para aumentar o arrocho, do que para afrouxar as medidas já tomadas. Para melhorar ainda mais o processo eleitoral, aguarda-se a hora em que os candidatos com ficha suja não possam concorrer a nenhum cargo público eletivo. Aí, vai ficar bom demais e a Democracia agradecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário