Uma semana depois da eleição começará a 19ª Exposição Feira Agro-Industrial de Itaituba, que se estenderá do dia 11 ao dia19 de outubro. Será a primeira sob a presidência de Antônio Lemos Gurgel (foto). Porém, ela tem uma boa experiência nesse evento, pois ao longo das dezoito edições anteriores trabalhou em diversas delas. Antônia lembra que para o público a Feira dura uma semana, mas, para a diretoria do SIPRI, mal termina uma, começa a próxima, pois são muitas as providências que precisam ser tomadas.
A exemplo do que ocorreu ano passado, o rodeio será terceirizado; mas, a grande novidade será o retorno do grupo J. J. Rodeio, que deixou ótima impressão quando participou de feiras passadas. A premiação será de inteira responsabilidade do mesmo, embora o SIPRI tenha o compromisso de participar da venda das cartelas, de onde será tirado o dinheiro para comprar as seis motos e os dois automóveis que serão sorteados. Na abertura da 19ª Expoagro será sorteado um automóvel Fiat; do dia 12 ao dia 18 será sorteada uma moto por noite e no domingo de encerramento do evento será feito o sorteio de um automóvel Gol.
O J. J. Rodeio terá participação, também, na arrecadação das bilheterias. De tudo que for arrecado, tanto na venda de cartelas, quanto nas bilheterias, serão deduzidas as despesas e o que sobrar será dividido em partes iguais entre SIPRI e J. J. Rodeio, que trará como um das suas maiores atrações a conhecida locutora de rodeios Mara Maganhães.
“O J.J. Rodeio esteve aqui quando o Sr. Juvêncio Pereira era presidente do SIPRI, no final dos anos 90. Foi uma coisa que deu certo, pois teve grande aceitação por parte do público. Por isso, muita gente me perguntava se a gente iria trazer esse grupo para a próxima feira. Nossa intenção é atender o que anseia quem vai à feira. Assim, sendo, mantivemos contato e conseguimos fechar essa parceria, que com certeza será positiva para os dois lados”, disse a presidente Antônia Gurgel.
Da mesma forma que aconteceu com o rodeio, a parte de shows também foi terceirizada com o empresário Carlos Roberto (Batgirl), que agendou um show com a famosa dupla Gian e Giovani para o dia 17 de outubro, com contrato assinado e tudo. Contudo, essa apresentação está ameaçada por causa do problema da escassez de vôos em Itaituba, uma vez que a referida dupla tem show no dia seguinte no sul do País. A esperança reside na entrada em operação da Trip, que esta marcada para o começo de setembro.
Mudança – O público vai observar uma grande mudança este ano quanto ao local onde ficará o rodeio, que será exatamente onde ficava o estacionamento de carros até o ano passado. No local onde sempre ficou o rodeio será construída a pista de julgamentos. Na parte interna do Parque de Exposições não haverá mais estacionamento de veículos, os quais terão que ficar todos do lado externo.
A construção da pista de julgamentos começará nos próximos dias e terá que ser apressada, pois já no dia 17 de outubro, dia do julgamento dos animais da 19ª Expoagro ela terá que estar pronta. O SIPRI estava aguardando a liberação de um recurso solicitado ao governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura (Sagri) o qual já está disponível, segundo o que informou a presidente. O montante é em torno de R$ 30 mil.
Com referência à participação de pecuaristas de outros lugares, Antônia Gurgel informou ao Jornal do Comércio que a diretoria do SIPRI está mantendo contato com diversos municípios da região e visitando alguns onde ocorrem eventos, como aconteceu há duas semanas em Rurópolis, que recebeu uma delegação numerosa de Itaituba no encerramento da feira agropecuária de lá. Os pecuaristas de Itaituba foram participar do leilão, enquanto a diretoria do SIPRI aproveitou para manter contato e convidar o pessoal daquele município e de outros que se encontravam no local. Serão convidadas pecuaristas de Altamira, Marabá, Uruará, Trairão, Rurópolis, Novo Progresso e Jacareacanga. Eles estão muito mais motivados do que em outros anos devido ao aumento considerável no preço da arroba do boi.
A intenção da organização do evento é diversificar a feira, oferecendo muito mais opções para quem quiser ver os animais expostos. Animais domésticos, como porcos de raça, galinhas e outros poderão ser mostrados a partir deste ano. A Semagra (Secretaria Municipal de Agricultura) através de seu titular, agrônomo Cícero Barreto, também pretende mostrar produtos inusitados, com macaxeiras, mandiocas e carás gigantes que crescem em algumas colônias.
Este ano acontecerão dois leilões. O primeiro será o Leilão Quatro Marcas, que será realizado dia 18 de outubro e o outro será o leilão dos pequenos produtores, que incluirá outros tipos de animais, além do gado.
Os locais para vendas diversas, de alimentos a maquinários, já estão sendo vendidos e a procura tem sido boa. Quase todo ano, muitos vendedores reclamam que não conseguem tirar nem o investimento, mas, no ano seguinte estão lá, reservando espaço novamente.
As cartelas para o bingo das motos e dos carros já chegaram e estão sendo distribuídas aos vendedores, custando R$ 30,00. Como nos anos passados, o portador da cartela tem acesso assegurado nos portões com a mesma.
Ao contrário de feiras passadas, quando a diretoria tentou, mas, não conseguiu resolver, o SIPRI não precisará bater cabeça com o problema do transporte. Os mototaxis e as vans, do chamado transporte alternativo, provavelmente darão conta de conduzir as pessoas que vão todos dias ao Parque de Exposições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário