terça-feira, abril 24, 2007

Divisão do Pará em debate

A divisão territorial do Pará voltou novamente para a pauta de discussão, ontem, durante uma sessão especial, ocorrida às 9h, no plenário da Assembléia Legislativa do Estado (AL).

Em debate, os projetos que tramitam na Câmara e no Senado Federal que propõem plebiscitos para que a população decida sobre a criação de novos Estados no território paraense. Atualmente, existem projetos para dividir o Pará em mais três Estados: do Tapajós, Carajás e Território do Marajó.

Autor do requerimento da sessão especial, o deputado Arnaldo Jordy (PPS) disse que a intenção é estabelecer um parâmetro para debate. “Todo início de legislatura esse debate vem à tona. O que é pertinente, já que envolve os interesses dos paraenses”.

Na opinião dele, a divisão aumentaria ainda mais as desigualdades sociais. “Aceitar a divisão agora como está é aceitar a redivisão da pobreza”, afirma, apontando o pouco investimento do governo federal na região Norte para o país.Já os deputados federais e estaduais da região Sul do Pará defenderam a criação do Estado de Carajás.Airton Faleiro (PT) disse que não existe uma posição de bancada com relação a essa discussão e que ele é a favor do plebiscito como um ato de democracia.

“A questão não é o debate de ser a favor ou contra. O importante é discutir que benefícios ou prejuízos isso vai gerar para os paraenses”. Se depender da companheira de bancada, Regina Barata, a opinião é contrária à partilha geográfica. “O que vemos é que não são os interesses do povo que estão sendo postos e sim interesses políticos”, criticou.

A deputada acha que a ausência do Estado e a falta de políticas públicas prejudicam essas regiões. Porém, ela aceita que o plebiscito é o melhor caminho para entender os interesses da população. Participaram da sessão 21 deputados estaduais e cinco federais. Zenaldo Coutinho (PSDB) disse que a questão é de Estado e não de bancada. “Sou a favor de uma unidade de integração do Estado e não de separação”, afirmou.

O vice-governador Odair Corrêa representou a governadora Ana Júlia na sessão. Defensor histórico do Estado do Tapajós, Odair disse ser a favor do plebiscito como o espaço mais democrático para a questão. “A minha história fala por mim”, completou.
Fábio Nóvoa - Diário do Pará

19 comentários:

  1. Anônimo9:52 PM

    Meu nome é Raimundo das Graças Silveira dos Anjos, filho de Manoel Vieira dos Anjos Filho,já falecido, um Santareno apaixonado pela sua terra e que deixou-a por falta de oportunidade, assim como dezenas,centenas e até milhares de filhos daquela região, mas com certeza sua opinião seria contra a divisão do seu Estado do Pará.
    No pouco conhecimento que tenho das razões que levam os que querem sua divisão e até as respeito, tenho minhas dúvidas sobre os benefícios que a divisão trará a curto ou longo prazo e principalmente o custo que a divisão trará aos cofres públicos, que não serão poucos e me pergunto, assim como pergunto aos querem a divisão do Estado do Pará, os senhores sabem a cifra que envolverá tal divisão?... tenho quase que certeza que se tivessemos 30% de tal cifra para aplicarmos no básico das necessidades da população daquela região, com certesa estaríamos começando a trilhar no rumo do desenvolvimento da região em questão, o que acontece é que tem muito interesse político acima dos interesses em desenvolver realmente a região daquele povo sofrido. Porque então não pensarmos em dividir a Região Norte do restante do Brasil, já que desde que me entendo, vejo a discriminação da turma lá debaixo para com a nossa Região. Nossos parlamentares são pouco atuantes e serão os mesmos a dirigirem tal divisão, como então poderão desenvolve-la com a divisão?...então porque não darmos as mãos, colocarmos os interesses do povo acima dos interesses partidários e mostrasmos aos nossos antepassados CABANOS que seus idéais de um Estado Soberano não pereceu com os esforços de suas lutas,pelo contrário achama permanece viva nos ideias dos que querem UM PARÁ FORTE E UNIDO E NÃO DIVIDIDO.

    ResponderExcluir
  2. Muitos sao a favor do Pará continuar 1 so estado, ja eu, q nasci , cresci e moro no Pará, sei pelo oq o povo paraense passa, moro em uma cidade de nome Xinguará, naum reclamo de minha cidade querida, mas sei q ela poderia ser melhor se fose levada mais a serio, assim como todas as pequenas cidades do Pará, nossas estradas dão medo so de pensar... as que sao asfaltadas é claro...
    A corrupsão e outro fator q me intriga, minha rua, Av. Lauro Sodre, foi asfaltada 3 veses e ainda tem uma praça... pelomenos é oq diz no papel. O motivo pelo o qual o para naum se separa e a quantidade de dinheiro q rola no estado... e com medo de perder tal investimento, o projeto vai ficar apenas no papel, assim como minha amada rua ... sou apenas um estudante , mas estou vendo q o Pará pode melhorar a condição de vida de quem hoje vive nele, basta se dividir ... assim será mais facil administrar um territorio menor.
    Essa é apenas a minha opnião, cheia de erros e girias, naum critico ninguem q pense o contrario de min, mas pesso q intendão os sentimentos de alquem q vê q o espaço ao redor pode melhorar , e naum melhora por capricho das areas mais desenvolvidas . . .

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:56 PM

    E por insatisfações como o de meu querido conterrâneo de Xinguara,que será facil e viável manipular a massa dos municipios "esquecidos" e até mesmo municipios com um investimento consideravel, pois a oratória utilizada pelas elites locais de alguns municipios e politicos, alienará o povo, com discussos de maiores investimentos e melhorias de vida.O dificil da divisão é o projeto ser aprovado em Brasilia, por conseguinte convencer o povo será bem facil. Logo sou descrente do "dividir pra melhorar de vida", porque o que veremos será a pobreza triplicada no pais já que serão mais dois estados criados.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:01 AM

    A divisão do Pará representará a repartição só da pobreza para a grande maioria, e a concentração de mais riquezas nas mãos de poucos, através de um loteamento dos recursos naturais.

    Caso sejam criados os Estados de Tapajós e Carajás, o Pará vai ficar só com o degradado nordeste paraense e com a faixa de população mais pobre, enquanto as imensas riquezas florestais, minerais, faunísticas e a capacidade hídrica de geração de energia, serão perdidas para outro estado.

    O Pará já é dividido administrativamente em Municípios, o que precisamos é mais seriedade, eficiência e menos desperdício na aplicação de recursos públicos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:40 PM

    Se o Para for dividido sera muito mal administrado ,dizer que com a divisao sera bem melhor administrar e desculpa furada, vai ter briga se isso acontecer e melhor deixar do jeito que estar!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:27 PM

    Dividir o Pará é outra questão.O que importa é saber de que lado da fronteira Jader Barbalho, Ana Júlia, Ronaldo Porto, RBA etc. vão ficar. É.. porque vou querer fugir dessa nata como o diabo foge da cruz. O Jader sozinho comeria tudo em quatro anos e viveria como um sultão magnata impune e perene. Credo!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7:31 PM

    a questão não é dividir o ´pará e sim os politicos olharem mais para a região norte, pois esses politicos safados so olham para rio de janeiro e são paulo que so tem trafico tudo que não presta nós da região norte aqui...eu sou contra a divisão

    ResponderExcluir
  8. Ana Maria Luncea11:28 AM

    Tenho 32 anos, morei 18 anos no sul do Pará, nasci em Conceição do Araguaia, sou professora de História pela UFRJ e sou COMPLETAMENTE CONTRA a divisão do Estado do Pará. Os paraenses precisam se conscientizar que a realidade hoje é bem diferente da déc. de 80 em que aquela região sofria as consequências do abandono. Atualmente a integração do Estado face a sua grandeza, é mais visível e o que está em jogo são interesses pessoais de políticos que NÃO SÃO PARAENSES e por isso não tem amor ao Estado. Falo com conhecimento de causa, pois conheço os principais arquitetos dessa armadilha da Divisão Territorial. Se DIVIDIR TERRITÓRIO É A SOLUÇÃO, então por que os MINEIROS E BAIANOS NÃO ACEITARAM QUE DIVIDISSEM ESTES ESTADOS?
    A nível de informação a proposta da divisão de MINAS GERAIS era do então deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) em 2002, (PDL 2095/02) com o desmembramento dos 165 municípios. A proposta criação do Estado do Rio São Francisco (BAHIA), projeto do PDCL 631/1998 da Câmara dos Deputados de 27/03/2005. É óbvio que em ambas existem movimentos favoráveis. Mas o povo mineiro e baiano ESCLARECIDO ñ aceitaram e colocaram um ponto final nesta pretensão. Agora somos nós: formem suas opiniões!

    ResponderExcluir
  9. Acredito que nem ha o que pensar a respeito pois se a riqueza que o Estado do Pará produz hoje não esta sendo bem administrada e não atende as necessidades da populaçao, que dira dividindo essa mesma riqueza em 3 governos com 3 governadores, 3 assembleias legislativas,etc etc etc. A partir desse raciocinio a divisão só interessa aos politicos, seus asseclas e outros sanguessugas que vivem do erario publico...o povo que pague a conta e apodreça nas filas do SUS...

    ResponderExcluir
  10. EDSON COSTA7:14 AM

    É O MELHOR QUE SE TEM A FAZER, É A DIVISÃO DESSES ESTADOS POIS A POPULAÇÃO DESSAS REGIÕES , DO CARAJÁS E DO TAPAJÓS ESTÃO ABANDONADAS , PELOS GOVERNANTES PARAENSES, QUE ACHAM QUE O ESTADO DO PARÁ SE LIMITA A CAPITAL, BELÉM,E NÃO INVESTEM NAS CIDADES DO INTERIOR , NESSAS CIDADES NÃO EXISTEM ESCOLAS DE QUALIDADE PARA OS ESTUDANTES, OS HOSPITAIS PUBLICOS SÃO UMA CALAMIDADE,QUANDO OS PACIENTES PRECISAM FAZER UM TRATAMENTO MAIS DETALHADO TEM QUE IR ATÉ MANAUS NO AMAZONAS,E SEREM AGREDIDOS VERBALMENTE,( COMO POR EXEMPLO,NA TERRA DE VCS NÃO TEM HOSPITAL NÃO,VEM PRACÁ ROUBAR OS MÉDICOS DA POPULAÇÃO AMAZONENSE )ISSO É UMA VERGONHA PARA NÓS PARAENSES ,VAMOS DIVIDIR SIM ,QUE É O MELHOR PARA NÓS QUE MORAMOS NESSAS REGIÕES TÃO ESQUECIDAS PELO PODER PUBLICO PARAENSE,ESTE É O SENTIMENTO DE UM TAPAJOARA QUE AMA A SUA TERRA E TEVE QUE PROCIRAR CONDIÇÕES DIGNAS DE VIVER,EM OUTRO ESTADO ,ISTO É UMA TREMENDA SACANAGEM O QUE FAZEM COM A GENTE TAPAJOARA.

    ResponderExcluir
  11. WILKEN3:20 PM

    Meu nome é Wilken Oliveira,paraense,nascido em belém, e é claro que eu sou contra esta absurda ideia de divisão do nosso estado, todos nós sabemos que existem muitos interesses escusos por de traz deste movimento de uma minoria de politicos sem escrupulos que não estão nem um pouco interessados no bem estar da população paraense e sim com o que vão lucrar com tal divisão.Vamos nos lembraer da privatisação da Vale do Rio Doce,que em tese traria grandes beneficios p/ o estado e nada mudou a não ser os funcionários da mesma que
    na sua maioria viéram de fora do estado e a ciderugica foi p/ o Maranhão.E O DINHEIRO DESTA TRANSAÇÃO COMERCIAL,O DECLARADO E O NÃO DECLARADO,FORAM PARAR NO BOLSO DE QUEM.É por este tipo de esperiencia que eu acredito que a divisão do NOSSO PARÁ vai beneficiar uma minoria (GRUPO POLITICO),em detrimento da maioria (POPULAÇÃO PARAENSE).

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3:51 PM

    Sou paraense como muito orgulho e sou louca e apaixonada pelo Meu Estado.
    Sou conta a divisão do Pará pode-se que tenha alguns beneficios para o estado, no entanto, Tal projeto de divisão não esta sendo visando para o desenvolvimento do estado ou da população, mas sim em razoes politicas que serão inuteis a população paraense!!!!
    Paraense ou não vamos lutar contra a está porcaria querem fazer como o nosso Estado, as razões de divisão: por se um territorio extenso, não significar que não há como resolver a dificuldades do Pará.....
    Pq se fosse por isso, porque não dividir o Brasil, também.................
    Então e NÃO DIVISÃO!!!

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Luisa Ramos, tenho 17 anos, moro na região do marajó e sou totalmente contra a divisão do Pará, haja visto q somente as classes dominates (pólíticos coruptos) é quem se beneficiará com esse fato.
    Porquê não se pega o dinheiro a ser gasto com essa divisão e investe em políticas publicas para essa região?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo11:34 AM

    Basta apenas dizer que sou Paraense da Gema. Nossa riqueza natural é demais forte para se defender em argumento. o meu Estado do Pará há muito sofre preconceito de gentílico pelo resto do Brasil. O que dizer de nossa cultura? ela não é vulnerável como os espertalhões (que querem dividir o Pará) pensam. Nem Remo e Payssandú abolirão essa idéia. Já pensou os carajás e os tapajós torcendo pelos times do outro Estado? SANTA PACIÊNCIA

    ResponderExcluir
  15. acho rediculo isso em pensar em separar o estado do Pará .. porque nao vao separar outro estado , mas nao estao de olho nas nossas riquesas ... lamento.
    mas nao vai se concretizar essa vontade de vcs ok

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5:09 PM

    Moro em Brasília. Então digamos que para mim não vai mudar muita coisa, por isso não posso dizer que deve ou não dividir o Estado. Mas assim, o Pará tem uma grande desigualdade social dentro dele mesmo. As regiões próximas a capital é desenvolvida e tal, mas e as outras regiões? O Pará é o segundo maior estado do Brasil, por isso em regiões mais distantes do centro são menos desenvolvidas! Se fosse dividido acredito que poderia desenvolver a região, pelo fato de ter um governante apenas para essa região e para se preocupar apenas com ela! Dizem que a desigualdade social vai aumentar! Mas do jeito que está, não vai pra frente! Agora, pode ocorrer de não melhorar em nada e apenas dar espaço para mais políticos corruptos que roubam o dinheiro publico! Falaram que vai gastar muito dinheiro... Quem vê assim, pensa que o Brasil não tem verba suficiente! Por favor, né? Claro que tem! O problema é que roubam esse dinheiro! Mas.. é engraçado! Tão engraçado, como um dia desses eu vi na televisão que estão querendo que as campanhas eleitorais sejam bancadas pelo dinheiro publico... Engraçado, né? Até pouco tempo não tinha verba! Acontece que dinheiro dos impostos aparece e some, assim num passe de mágica... Hoje em dia corrupção é que há! Bom, desculpe sociedade, essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo1:14 AM

    Isso é absurdo, dividir um estado, seja em dois ou três! Isto é ilegal, inconstitucional, isso fere a soberania da instituição do estado democrático de direito, fere o primeiro artigo da constituição federal, onde diz que o país é formado indissolúvel pelos 26 estados, municípios e mais o distrito federal, onde os estados assim como o país são indissolúveis, isto é, não podem ser desmebrados, divididos, enfim. Caros Paraenses, conterrâneos amazônidas, votem CONTRA! O que o Pará precisa assim como os demais estados é de uma pequena organização e dirigentes com vontade política de fazer as coisas acontecerem. O interior do Pará, para citar um exemplo, poderia ter um "bum" econômico se realizasse a exploração de madeira de forma sustentável, dentro dos princípios legais, realizasse o reflorestamento de áreas degradadas para extração de madeira cultivada no futuro, com isso se resolveria dois problemas, um de recuperação ambiental atrelado ao reflorestamento e desenvolvimento econômico com a exploração certificada de madeira.

    Luiz Juarez Loiola Soria
    Biólogo, especialista em turismo e desenvolvimento local, estudante de pós em gestão pública municipal.

    ResponderExcluir
  18. Eileuza Paes2:21 AM

    Se o Pará for dividido aumentará a pobreza para a grande maioria, e a concentração de mais riquezas nas mãos de uma minoria.
    Com a divisão do Pará aumentará também o número de políticos salafrários e corruptos.
    Era só o que faltava... dividir o Pará. O que falta mesmo é a presença do Estado nos 144 municípios do Pará, com investimentos em todos
    os segmentos, ou seja mais seriedade, eficiência, eficácia e efetividade e menos desperdício na aplicação de recursos públicos.
    Se houver a separação, de acordo com os projetos apresentados o maior Estado será o do Tapajós, com quase 600 km2 e 25 municípios.
    Carajás terá 285 km2 e 39 municípios e o Pará ficará com um pouco mais de 360 km2 e 79 municípios.
    O Pará hoje tem um pouco mais de 4,5 milhões de eleitores e o quadro com os 64 muncípios que poderão formar os Estados de Carajás e
    Tapajós possui cerca de 1,5 milhão, restando 3 milhões de votantes dos 78 municípios e a capital-Belém.
    Portanto vamos votar contra divisão do Pará sim, somos a maioria de votantes e venceremos essa batalha se nos unirmos pelo NÃO no dia do plebiscito.
    Viva o Pará o Estado mais rico da Nação!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Historiador Rui Santos6:39 PM

    É impressionante como o único argumento que se tem contra a criação do Estado do Tapajós é o aumento de parlamentares no poder,o estranho que ninguem fala da falta de empregos, educação de qualidade, saúde, segurança etc... que o Pará vive atualmente, não se fala no aumento de oportunidade para os paraenses que deixam seus lares a procura de qualidade de vida em outros Estados, outro argumento é a falta da presença de políticas públicas nos municípios, este é um discursos que se arasta dede o período do império e nunca se fez nada por esse Estado que está se degradando sem desenvolvimento e a população vivendo sob um regime colonizador a pergunta é: por que não criar uma nova Unidade Federativa? se a região esta abandonada POLITICAMENTE e isolada GEOGRAFICAMENTE. qual é o medo? somos ou não somos paraenses? os Estrados do Sul todos se amanciparam e o que aconteceu a eles? estão melhores ou piores? pensem nisso pobres paraenses do contra e revejam seus conceitos, estudem um pouco da História do Brasil e especiamente do Pará. Vamos continuar sendo colonizados? será que os brasileiros do Sul são melhores que nós?

    ResponderExcluir